MEIO AMBIENTE

Bispo Arnold: Laudate Deum será um firme apelo à ação para a criação

Responsável pelas Questões Ambientais dos Bispos da Inglaterra e País de Gales (CBCEW), bispo afirma que nova encíclica será mais um apelo urgente para enfrentar a atual crise climática

Dom John Arnold / Foto: Reprodução Vimeo

Da redação, com Vatican News

Nesta quarta-feira, 4, festa de São Francisco de Assis, que conclui o Tempo Anual da Criação, o Papa Francisco lançará a “Laudate Deum” (“Louvado seja Deus”), um novo documento que pretende atualizar a sua Carta Encíclica ‘Laudato Si’ sobre o Cuidado da Nossa Casa Comum.’

De acordo com Dom John Arnold, bispo responsável pelas Questões Ambientais da Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales (CBCEW), a sequência do documento histórico de 2015 sobre a proteção do meio ambiente e os perigos das mudanças climáticas, “será forte e dará um aviso urgente” para ação imediata.

Oito anos de metas que não foram alcançadas

“O lamentável é que oito anos depois, várias reuniões da COP depois, não temos realmente alcançado as metas acordadas nessas reuniões da COP e os danos não estão a ser reduzidos. Na verdade, de certa forma, está aumentando”, diz Dom Arnold. “Algumas das previsões dos ambientalistas sobre o que irá acontecer ao clima estão a revelar-se, de certa forma, simplificadas e estão, na verdade, a acelerar mais rapidamente do que os ambientalistas pensavam”.

“Acho que esta nova declaração do Papa Francisco será forte e dará um alerta urgente. Mas, como sempre, terminará com aquele sentimento de esperança e aquela sensação de que, na urgência, todos temos o nosso papel a desempenhar.”

Bispo Arnold observa ainda que há muitas razões para agir agora. “Todos os continentes foram atingidos e mesmo neste país, temos visto secas e temos visto condições meteorológicas fora de época. Está afetando nossas lavouras”, finaliza.

Confira aqui a entrevista (em inglês) concedida pelo bispo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo