SÍNODO

Padre Radcliffe: O sínodo é um evento de oração e fé

No penúltimo encontro com a mídia na Sala de Imprensa do Vaticano, as intervenções do Irmão Alois de Taizé, do Padre Radcliffe e da Madre Angelini

Da Redação, com Vatican News

Foto: REUTERS – Remo Casilli

“Não nos cansamos de rezar incessantemente pela paz”: com essas palavras o secretário geral do Sínodo dos Bispos, cardeal Mario Grech, abriu os trabalhos da Assembleia da manhã desta sexta-feira (27), recordando que o dia é de jejum e oração pela paz. O compromisso de toda a Assembleia foi justamente às 18h, na Basílica de São Pedro, para o terço e a adoração eucarística com o Papa Francisco.

Foi o que anunciou Paolo Ruffini, prefeito do Dicastério para a Comunicação e presidente da Comissão de Informação, na coletiva de imprensa desta sexta (27), que começou às 14h20, na Sala de Imprensa da Santa Sé, e foi apresentada pela vice-diretora, a brasileira Cristiane Murray.

Ruffini: rumo à votação do “Relatório de Síntese”

Na Congregação Geral da manhã, 320 membros estavam presentes devido a compromissos concomitantes na Cúria Romana e em outras reuniões, disse Ruffini ao relatar o andamento dos trabalhos sinodais: “depois da oração e antes da discussão nos Círculos e das intervenções livres – dedicadas a receber perguntas, sugestões e propostas sobre a próxima fase do processo sinodal que nos acompanhará até outubro do próximo ano – foram dadas algumas informações sobre o esboço final do Relatório de Síntese”.

No final da discussão de quinta-feira (26) sobre a primeira versão do Relatório, explicou o prefeito, “foram coletados 1125 ‘modos’ coletivos dos Círculos e 126 ‘modos’ individuais. Todos os ‘modos’ foram e serão levados em consideração. Isso é por respeito àqueles que os enviaram. O trabalho de recepção ainda está em andamento. Os redatores e especialistas — a quem a Assembleia aplaudiu — estão trabalhando, inclusive durante a noite, para preparar a versão atualizada do texto”.

Ruffini explicou que “a intenção é, em primeiro lugar, acolher os ‘modos’ que foram amplamente aceitos, para que possam encontrar seu lugar no texto atualizado”. Depois de aceitar os “modos” entregues pelos Círculos menores, o texto será examinado” na noite de sexta (27) na reunião da Comissão do Relatório de Síntese.

“De acordo com o artigo 33 § 2 da Instrução sobre a Celebração das Assembleias Sinodais, a Comissão será chamada a aprovar o texto por maioria absoluta”, apontou o prefeito. Posteriormente, entre a noite de sexta (27) e manhã de sábado (28) “será preparada a versão final do texto”. Portanto, neste sábado (28) de manhã “não se realizará a Congregação Geral prevista no calendário”. Os membros terão o texto no meio da manhã deste sábado (28) “e as versões oficiais serão em inglês e italiano”.

“Dessa forma”, insistiu Ruffini, “tentamos dar a todos tempo suficiente para que possam ler o relatório resumido em sua versão final com antecedência, para que possam se preparar melhor para a votação da tarde”. O texto entregue aos membros deve ser considerado estritamente confidencial e não pode ser divulgado de forma alguma”.

Na tarde deste sábado (28), a Congregação Geral começará meia hora mais cedo, ou seja, às 15h30, continuou o prefeito, explicando: na primeira parte da Congregação Geral da tarde deste sábado (28), “o Relatório de Síntese será lido na íntegra, de modo que o texto, após a leitura individual de cada membro, será relido colegialmente pela Assembleia. Isso será seguido pela votação eletrônica, que permitirá que as pessoas votem em cada parágrafo individual do texto. Para tornar o processo de votação mais claro, durante a manhã desta sexta (27), no final da congregação geral, foi realizada uma simulação de votação. Também foi reafirmado o sigilo do voto. O sistema, de fato, criptografa os dados coletados, impedindo o reconhecimento de quem votou”.

Entrando nos detalhes da votação deste sábado (28), Ruffini disse que “na tela de cada tablet disponibilizado aos membros do Sínodo aparecerá o número de cada capítulo do Relatório e, abaixo, todos os parágrafos marcados pelas letras do alfabeto. Cada membro terá que dar seu voto – “sim” ou “não” – para cada parágrafo. Com base no Artigo 35 § 3 da Instrução sobre a celebração das Assembleias Sinodais, a abstenção não é permitida. De acordo com o § 4 do mesmo Artigo 35 da Instrução, os parágrafos individuais são considerados aprovados com uma maioria de dois terços dos membros presentes na votação”.

Ruffini também anunciou que nesta sexta (27), “as meditações oferecidas pelo Padre Timothy Radcliffe – presente na coletiva de imprensa – no retiro espiritual em Sacrofano, reunidas em um livro disponível em italiano e inglês, foram distribuídas aos membros do Sínodo”. E, “por desejo expresso do Santo Padre, como presente para os participantes do Sínodo”, foi entregue outro livro (disponível em quatro idiomas: italiano, inglês, francês e espanhol) que recolhe as quatro cartas que o Padre Radcliffe dirigiu à Ordem Dominicana durante os anos em que foi Mestre Geral.

No domingo (29), recordou o prefeito, “a celebração eucarística de encerramento do Sínodo será às 10 horas na Basílica de São Pedro” (6h no horário de Brasília).  Para concluir, Ruffini anunciou que os trabalhos da manhã desta sexta (27) “foram introduzidos pelo presidente delegado, Ibrahim Isaac Sedrak, Patriarca de Alexandria dos Coptas”.

Pires: por um maior envolvimento sinodal

Sheila Pires, secretária da Comissão de Informação, apresentou a estrutura e o conteúdo das intervenções dentro dos Círculos menores, todos focados na fase posterior a outubro de 2024. O tema do dia, de fato, foi o compartilhamento de ideias e propostas sobre métodos e etapas para a próxima fase do processo sinodal, antes da segunda sessão.

Muitos participantes, disse ela, “sugeriram que a duração da próxima Assembleia fosse de três semanas e não de quatro. E que houvesse mais tempo para reflexão e meditação pessoal, permitindo também uma melhor participação com intervenções dentro da Assembleia. Também houve pedidos para que houvesse mais reuniões de grupo, baseadas não tanto no idioma, mas no histórico de cada pessoa”.

As propostas incluíram um breve resumo do Relatório de Síntese em uma linguagem mais compreensível para todos, especialmente para os jovens. A importância de levar “conversas no Espírito” às comunidades para evitar o risco de as discussões serem desconectadas da vida concreta do povo de Deus” foi então enfatizada. Além disso, “foi sugerido o envolvimento das comunidades locais em todos os níveis, seguindo um caminho sinodal”. Finalmente, concluiu Pires, “foram feitas propostas para aplicar a sinodalidade e a corresponsabilidade, fazendo bom uso das possibilidades já previstas no Direito Canônico, para envolver os jovens, as mulheres e os diáconos”.

Madre Angelini: a experiência beneditina na Sala Paulo VI

Madre Maria Ignazia Angelini, beneditina do Mosteiro de Viboldone, atuou como assistente espiritual no Sínodo. Um papel, confidenciou ela, “que me convinha profundamente, participando da escuta e da oração e da interação com os membros do Sínodo, nos vários intervalos entre os Círculos Menores, partindo de uma experiência de monaquismo dentro da Igreja, uma experiência marginal desde o início, mas com uma carga profética, e assim penso em São Bento”.

Foi significativo, continuou Madre Angelini, “poder representar a minha absoluta irrelevância nesse fio contínuo de significado na história da Igreja, que se esconde na raiz das questões que foram abordadas, a raiz que se expressa no olhar monástico sobre a vida da Igreja no estudo das Escrituras, na oração e no relacionamento fraterno, que se torna hospitaleiro”.

Desse ponto de vista, a monja beneditina enfatizou novamente o caráter “revolucionário” do Sínodo, “uma mudança de ritmo na vida da Igreja, no sentido da inclusividade nas presenças”, com “um raio de abertura na capacidade de escutar as diferenças, na capacidade de olhar a realidade, em um momento complexo da história, indecifrável, que pede à fé uma visão a partir da perspectiva mais elevada, na qual a presença de Deus se torna carne”.

“A Escritura nos dá critérios profundos e luminosos para interpretar momentos históricos tão terríveis”, continuou Madre Angelini, que continuou elogiando a maneira “profundamente inovadora” com que cardeais, bispos, teólogos e leigos se reuniram, com todas as suas diferenças, para rezar juntos e ouvir uns aos outros. Será importante “ver como avançaremos a partir dessa experiência”, concluiu.

Padre Radcliffe: com o estilo de aprender juntos

Em seguida, tomou a palavra o Padre Timothy Peter Joseph Radcliffe, dominicano do mosteiro britânico de Oxford. Ele também participou do Sínodo como assistente espiritual. A sinodalidade faz parte do modo de ser de sua ordem, fundada há 800 anos, onde as decisões são tomadas em conjunto, disse ele. Sendo seu quarto Sínodo, ele observou que este é de fato diferente dos outros. E “esta é uma mudança extraordinária na forma como somos Igreja juntos: acho que o fato de ver cardeais, jovens mulheres da América Latina e da Ásia sentados juntos para falar já é transformador do ponto de vista da experiência das pessoas e também de ser Igreja”.

No entanto, ele garantiu, “certamente ainda é um Sínodo de Bispos, porque revela muito claramente o que significa ser representantes do colégio de bispos não como indivíduos solitários, mas como bispos imersos na conversa de seu povo” por meio de “ouvir, falar e aprender juntos”. O Padre Radcliffe também falou sobre as mudanças que muitos esperam para o futuro da Igreja:

“Isso significa que talvez eles não estejam procurando a coisa certa, porque estamos reunidos para descobrir como ser Igreja de uma nova maneira, em vez de tomar decisões específicas; como podemos ser uma Igreja que ouve e cujos membros ouvem uns aos outros em diferentes culturas e ouvem a tradição ao longo do tempo. Estamos aprendendo a tomar decisões juntos, a ouvir uns aos outros: estamos no início de um processo de aprendizado, portanto, haverá obstáculos e erros, mas tudo bem, pois estamos no caminho”.

De fato, ele reiterou que esse “processo de aprendizado é de extraordinária importância hoje em dia. Vivemos em um mundo cheio de violência, com o colapso da comunicação entre as pessoas, como no Oriente Médio, na Ucrânia e em muitas partes da África, mas também em nossos próprios países, na Grã-Bretanha e nos Estados Unidos, onde vemos a polarização e, de alguma forma, temos que aprender a falar uns com os outros e a ouvir uns aos outros”. Portanto, a esperança é que este Sínodo não seja apenas “útil para curar as feridas da Igreja, mas também para a humanidade”.

Irmão Alois: uma nova maneira de ser Igreja

O Irmão Alois, prior da Comunidade de Taizé desde 2005, após o falecimento do Irmão Roger (em 3 de dezembro ele deixará o cargo para o Irmão Matthew) – que está participando do Sínodo como “convidado especial” – começou citando uma expressão que lhe foi confiada por um pastor reformado presente na sala como delegado fraterno: “este Sínodo é uma profunda experiência de comunhão”. Essas são palavras significativas que testemunham como a assembleia sinodal foi verdadeiramente “aberta a todos os cristãos e ao mundo”.

A esse respeito, o Ir. Alois recordou a vigília ecumênica realizada na Praça de São Pedro, no dia 30 de setembro, com a presença de representantes de diferentes Igrejas e comunidades cristãs: “é uma imagem”, disse ele, “do que estamos vivendo atualmente no ecumenismo, é um kairos, uma abertura, um momento que nos permite avançar no ecumenismo espiritual”, partindo da consciência de que “todos somos batizados em Cristo” e “fazemos parte de um único corpo”. Isso, acrescentou, “foi palpável em todo o Sínodo”, especialmente na escuta, na simplicidade, na vontade de dialogar, na alegria de estarmos juntos. Espero sinceramente que esse estilo”, desejou ele, “possa se espalhar por muitos lugares do mundo”, porque o processo sinodal “está nos levando a uma nova maneira de ser Igreja”.

Sem medo do método sinodal

À primeira pergunta dos jornalistas – que lhe perguntaram se, de alguma forma, devido aos seus livros sobre comunicação que o Papa Francisco tem apreciado muito, ele se considerava um dos “construtores” deste Sínodo – o Padre Radcliffe respondeu que não tinha um papel específico nisso, mas que tinha participado do diálogo comum. Perguntado mais tarde sobre a capacidade do Sínodo de levar a Igreja a uma nova fase, apesar do ceticismo de alguns, o Ir. Alois reiterou que havia percebido, no trabalho dessas semanas, uma certa evolução no diálogo entre pessoas de diferentes origens culturais que procuraram se entender, dizendo que estava certo de que o Sínodo havia provocado uma transformação em suas almas, de acordo com “o caminho que todos nós devemos seguir juntos”.

Ele foi repetido pelo Padre Radcliffe, que argumentou que muitas pessoas temem o método sinodal porque não o entendem, temendo que o debate sinodal seja de natureza política e cause cismas, quando na verdade está acontecendo o contrário. “O sínodo é um evento de oração e fé”, observou ele.

Perguntado sobre quais sugestões práticas ele daria a um pároco para implementar os conceitos desse Sínodo, o Padre Radcliffe disse que o tema recorrente do Sínodo foi a crítica ao clericalismo; no entanto, isso não deve alarmar os padres, mas também destacar todos os aspectos positivos do sacerdócio diocesano, sua beleza, apoiando o trabalho daqueles que evangelizam.

Perguntado sobre possíveis leituras políticas do Sínodo, o Padre Radcliffe enfatizou que não acreditava que um conflito ideológico tivesse surgido dos procedimentos. O que surgiu foram diferenças culturais. E a beleza do catolicismo é acolher pessoas de todo o mundo, porque as culturas têm uma bela diversidade que enriquece. O que pode ser uma preocupação para um ambiente cultural não é uma preocupação para aqueles que vivem em outro lugar. Aprender a respeitar as preocupações dos outros, disse ele, é, portanto, uma questão muito mais importante do que as questões ideológicas que não foram encontradas no Sínodo.

A esse respeito, o Irmão Alois observou que vivemos em um mundo onde há cada vez mais medos e ansiedades. Existe a tentação de nos fecharmos em ideologias, mas na Igreja podemos realmente ir contra a maré, cruzar fronteiras. Isso pode ser visto, disse ele, com os jovens de Taizé, que querem ser mais compreensivos, respeitando as diferentes formas de expressar a fé. Na Igreja, concluiu ele, é preciso encontrar uma maneira ainda mais clara de viver a beleza da diversidade.

Mais uma vez, o Padre Radcliffe, em resposta a uma pergunta sobre a admissão de homossexuais no seminário, salientou que a questão não é a exclusão, mas o fato de que há pessoas que tornaram a homossexualidade “central em sua identidade”, o que levanta dúvidas sobre sua adequação ao sacerdócio. Questionado posteriormente sobre os frutos que o Sínodo pode dar, o teólogo dominicano reiterou que não se trata apenas de um exercício de diálogo, mas sobretudo de compartilhamento, valorizando a abertura de todos “às vidas e experiências de pessoas que vêm de lugares diferentes”. Na mesma linha estava o prior de Taizé, que enfatizou que o método de escuta “foi frutífero”, mesmo que seja necessário tempo para ver os frutos do que foi semeado, e ele apreciou o fato de que “nesta assembleia esse espaço de escuta foi dado seguindo um método profundamente evangélico”.

Respondendo a uma pergunta sobre os jovens, Madre Angelini disse que não tendo participado dos Círculos Menores – definidos como um momento frutífero em que se pode experimentar a “passagem do ‘eu’ para o ‘nós'” – o seu ponto de vista é parcial, mas pelo menos lhe permitiu compreender a seriedade do problema. É uma questão, explicou ela, da necessidade de a Igreja encontrar uma linguagem apropriada, especialmente no mundo digital e na comunicação das novas mídias, mas também na linguagem litúrgica, que é absolutamente obsoleta para as novas gerações. E sobre isso, acrescentou, surgiu no Sínodo uma necessidade de conversão.

Nesse sentido, a presença dos irmãos de Taizé na oração ecumênica de 30 de setembro foi um momento poderoso. “Tudo depende agora da capacidade dos membros do Sínodo de levar esses pedidos às Igrejas locais”, identificando lugares de escuta mútua para levar esse grande problema da ausência dos jovens na vida da Igreja. Portanto, se tal necessidade se manifestou no Sínodo, continuou Madre Angelini, agora é necessário mediar e também rezar para que haja lugares onde os jovens se sintam chamados, atraídos e envolvidos em um processo de conversão eclesial, e não simplesmente de diálogo pessoal, porque eles precisam contar suas histórias e devem também ser incluídos nos caminhos de discernimento, de leitura da história, de decisões em nível prático nas Igrejas locais”.

Em seguida, o prefeito Ruffini reiterou que na votação não será possível se abster e se referiu às propostas que cada Círculo foi convidado a discutir. Na prática, o caminho entre agora e a próxima assembleia está todo em fluxo e o discernimento subsequente nas dioceses é necessário. De forma significativa, foi levantada a questão de como envolver o povo de Deus – que vive em lugares muito diferentes, que podem ser lugares de guerra ou sofrimento – em uma jornada na qual eles estão envolvidos. No entanto, concluiu, até a noite desta sexta (27) os comentários deveriam chegar à comissão, que então os processará, para torná-los seus ou para fazer propostas. O Padre Radcliffe interveio para acrescentar “que esta é a primeira vez que os não-bispos têm o direito de votar”.

Em resposta a uma pergunta sobre a importância de curar as feridas da humanidade, Radcliffe disse que é necessário “estender a mão para as pessoas que estão feridas, cuidando delas”. E mencionou a experiência do participante do Sínodo, Luca Casarini, que está envolvido no resgate de migrantes no mar. “Cuidar do nosso próximo nos permite curar as feridas dos outros, assim como ouvir a voz das pessoas feridas é muito importante e isso nos permite ajudá-las em sua cura”, concluiu.

Quanto a uma possível relação direta entre a reflexão do Sínodo e o comunicado da manhã desta sexta (27) sobre o Padre Rupnik – com a decisão do Papa de renunciar ao estatuto de limitações para permitir a realização de um julgamento – o prefeito Ruffini disse: “não acredito que haja uma relação com o que o Sínodo disse repetidamente e com o que a Igreja vem fazendo há anos para enfrentar o flagelo do abuso e fazer um caminho de penitência, que não começou hoje, e trabalhar para as novas normas que foram aprovadas. O Sínodo, no entanto, não trata de casos individuais”, acrescentou Ruffini, lembrando a importância do trabalho do Papa Francisco na luta contra o abuso.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo