Igreja sinodal

Participantes do Sínodo realizam visita às Catacumbas Vaticanas

Visita aconteceu ao final dos trabalhos do segundo módulo do Instrumentum Laboris, nesta quinta-feira, 12

Da redação, com Vatican News

Foto: Vatican Media /IPA/ Sipa/ USA via Reuters

Uma peregrinação para respirar o ar dos primeiros cristãos, que viviam uma Igreja sinodal. Este pode ser considerado um dos objetivos da visita às Catacumbas feita pelos participantes da Assembleia Sinodal ao final dos trabalhos do segundo módulo do Instrumentum Laboris, nesta quinta-feira, 12.

O presidente da Pontifícia Comissão para a Arqueologia Sagrada, Dom Pasquale Iacobone, destacou a importância da visita para o caminho sinodal. O bispo, que cuida das catacumbas, afirmou que, não em vão, à importância do lugar nos primeiros séculos deve ser acrescentada a profecia do lugar no Concílio Vaticano II, com o famoso Pacto das Catacumbas, um avanço da Igreja pobre e para os pobres de Francisco, e no Sínodo para a Amazônia, com o Pacto para o Cuidado da Casa Comum, outro elemento fundamental no Magistério do atual Pontífice.

As Catacumbas, como destacou o presidente da Pontifícia Comissão para a Arqueologia Sagrada, desempenharam um papel fundamental na Igreja primitiva. Ele é um local de peregrinação ao qual as pessoas vinham de toda a Itália e do norte da África para venerar Pedro e Paulo, localizado na estrada pela qual os dois apóstolos chegaram à capital do Império. De acordo com a tradição, foi nesse local que foi encontrada a primeira imagem da Concórdia de Pedro e Paulo, na qual os dois apóstolos se abraçam.

Ajuda no caminho sinodal

Uma imagem que assume um significado especial em uma Igreja sinodal, pois representa o caminho comum de duas tradições cristãs que se reconciliam e, superando suas diferenças, se abraçam e começam a caminhar juntas. Esses são testemunhos que podem iluminar o caminho da Igreja universal.

Esse foi o local onde milhares de cristãos foram sepultados nos primeiros séculos, entre eles vários papas e centenas de mártires, sendo o local de sepultamento de vários santos. Entre outros, São Sebastião, Sisto II, Santa Cecília, Nereu e Aquiles. 

Tudo isso foi colocado nas mãos de Deus em uma celebração na Basílica de São Sebastião, presidida pelo relator geral do Sínodo, Cardeal Hollerich, na qual os participantes do Sínodo foram chamados a confiar no Senhor, pedindo para assumir a radicalidade de segui-Lo.

*Informações: padre Modino – Regional Norte 1 da CNBB

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo