Intitulado “Um milhão de crianças rezam o terço pela paz”, movimento começou em 2005 e incentiva pequenos a rezar o terço em 18 de outubro
Da Redação, com ACN
A Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) convida todas as crianças ao redor do mundo a rezar o terço no dia 18 de outubro. O momento tem como intenção a paz e a unidade dentro das famílias, de seus próprios países e em todo o mundo.
O objetivo da ação é que, unidas, as crianças formem um som para que Deus as ouça do céu e, sorrindo, as atenda. A iniciativa vem ao encontro do pedido de Jesus para rezar sempre, sem desanimar (cf. Lc 18,1), e se une às intenções do Santo Padre pela paz.
Famílias e comunidades são chamadas a se organizar com suas crianças nas paróquias, casas ou escolas para que elas estejam unidas em oração. Para auxiliar na condução deste momento, a ACN disponibiliza, em seu site, um kit de oração contendo o livrinho para rezar o terço, a carta de apresentação da iniciativa, um guia para confeccionar a pulseira com a dezena do terço e desenhos para colorir.
Como começou o terço das crianças
Em 2005, um grupo de crianças caminhava com suas mães para um santuário mariano em Caracas, na Venezuela. Ao longo do caminho, o pequeno grupo rezava o terço de forma bastante espontânea. Algumas das mães presentes sentiram uma sensação muito boa, como se Nossa Senhora participasse daquela caminhada, e uma delas se lembrou que, certa vez, Padre Pio havia dito: “quando um milhão de crianças rezarem o terço, então o mundo vai mudar”.
Após conhecer a iniciativa, a ACN passou a replicá-la em todo o mundo. Os organizadores da ação acreditam que a oração pura das crianças pode alcançar o coração de Deus. São João Paulo II escreveu em sua carta Rosarium Virginis Mariae: “O Rosário é, por natureza, uma oração orientada para a paz, precisamente porque consiste na contemplação de Cristo, Príncipe da paz e nossa paz”.
A escolha da data 18 de outubro tem duas motivações. A primeira é em relação ao mês: além de ser dedicado às missões, outubro também é o mês do Rosário para a Igreja. A segunda é referente ao dia 18, quando é celebrado a festa de São Lucas Evangelista. Foi ele quem transmitiu a história da infância de Jesus e, segundo a Tradição, esteve associado a Nossa Senhora, a Mãe de Deus.
Para conhecer mais sobre esta iniciativa, visite o site da ACN.