DIPLOMACIA

Dom Gallagher considera positivo encontro do Papa com vietnamitas

Pontífice recebeu delegação do país asiático nesta quinta-feira, 18; secretário para as Relações com os Estados anunciou que visitará o Vietnã em abril

Da Redação, com Vatican News

Dom Paul Richard Gallagher, Secretário para as Relações com os Estados do Vaticano / Foto: Reprodução YouTube

Após a audiência do Papa Francisco com uma delegação vietnamita nesta quinta-feira, 18, o secretário para as Relações com os Estados do Vaticano, Dom Paul Richard Gallagher, falou sobre o encontro. Em sua visão, este é um sinal do fortalecimento das relações do país asiático com a Santa Sé e também de uma possível futura visita do Pontífice.

Dom Gallagher abordou o tema durante uma entrevista coletiva em que foram apresentados detalhes para a comemoração do bicentenário do falecimento do Cardeal Ettore Consalvi. Em primeiro lugar, o arcebispo avaliou positivamente a reunião, expressando a esperança de que a comunidade católica possa se beneficiar dela.

O encontro se soma a outros resultados importantes alcançados do ponto de vista diplomático. Entre eles está o acordo feito em dezembro para a nomeação de um representante pontifício residente no Vietnã: o Núncio Apostólico em Cingapura, o polonês dom Marek Zalewski.

Visitas ao Vietnã

O secretário anunciou também que irá ao Vietnã em abril e que o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, também viajará para o país. “Faremos as coisas gradualmente”, afirmou, indicando otimismo para uma possível visita do Papa à nação do sudeste asiático.

O próprio Francisco admitiu este desejo de viajar para o Vietnã, ao retornar de sua viagem à Mongólia no ano passado. “Se eu não for, com certeza João XXIV irá”, brincou o Pontífice, acrescentando que “é certo que ele irá, porque é uma terra que merece ir adiante” e expressando sua simpatia pelo país.

Na ocasião, o Santo Padre também recordou sua audiência com o presidente do Vietnã em julho de 2023 e afirmou estar otimista com a continuação das relações. Durante o voo de volta, ele manifestou que, “quando uma cultura é aberta, há a possibilidade de diálogo; se há fechamento ou suspeita, o diálogo é muito difícil. Com o Vietnã, o diálogo é aberto, com seus prós e contras, mas é aberto e avançamos lentamente. Houve alguns problemas, mas foram resolvidos”.

Relação entre Vietnã e Santa Sé

As relações entre Vietnã e Santa Sé tinham sido interrompidas em 1975, mas voltaram a se desenvolver a partir de 1990. Em 2011, o Papa Bento XVI nomeou um representante pontifício não residente. Posteriormente, em 2023, o Papa Francisco chegou a um acordo para que houvesse um representante pontifício residindo no país.

Além disso, em setembro do ano passado, o Santo Padre enviou uma carta à Igreja no Vietnã. Nela, exortou os fiéis católicos a viverem como “bons cristãos e bons cidadãos”, dando testemunho do amor de Deus “sem distinção de religião, raça ou cultura”. É preciso sempre seguir em frente “reconhecendo as convergências e respeitando as diferenças”, escreveu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo