CRIATIVIDADE

“Os jovens são as alavancas que renovam os sistemas”, afirma Papa

Em audiência com jovens profissionais, Francisco lamentou aqueles que têm o “pensamento reduzido” e exortou todos a sonhar e agir

Da Redação, com Vatican News

Foto: Massimo Valicchia/NurPhoto via Reuters Connect

Diante de uma vida feita para gastar e não para guardar, o Papa Francisco exortou os membros da Associação de Jovens Profissionais Toniolo a “sujarem as mãos” em prol do mundo. O Pontífice recebeu os jovens em audiência nesta sexta-feira, 12, na Sala Clementina.

A associação reúne bolsistas de programas de fellowship para oferecer aos jovens a oportunidade de realizar um estágio nos escritórios das representações da Santa Sé junto aos Organismos Internacionais.

No início de seu discurso, o Santo Padre agradeceu aos presentes pelo serviço que realizam, indicando que sua presença, com a capacidade de sonhar e o desejo de olhar adiante faz bem às instituições. Da mesma forma, ele destacou a chance de adquirir experiência por meio do trabalho com instituições internacionais ao mesmo tempo em que a fé é amadurecida pela vida cristã que enfrenta os desafios atuais do mundo.

Criatividade para sonhar

Na sequência, Francisco expressou sua preocupação com o “pensamento reduzido” nas novas gerações. Ele se referiu ao imediatismo que não permite olhar para cima ou para frente, mas apenas para o agora. Além disso, pontuou que diante da complexidade do mundo, esse tipo de pensamento leva à generalização e à crítica, à busca somente dos próprios interesses imediatos em vez do bem do próximo e do futuro de todos.

Leia mais
.: Papa aos jovens: não tenham medo, a Igreja e o mundo precisam de vocês

.: Papa aos jovens: medo e preocupações não devem sufocar a esperança

“Fico preocupado quando ouço falar de jovens presos atrás de uma tela, com seus olhos refletindo luzes artificiais em vez de deixar sua criatividade brilhar. Porque ser jovem não é ter o mundo em suas mãos, mas sujar as mãos em prol do mundo; é ter uma vida para gastar, não para guardar”, exprimiu o Papa.

“Não se esqueçam: sonhem com inquietude!”
— Papa Francisco

O Santo Padre ressaltou que muitos jovens são pressionados para ter performances “cada vez mais exigentes”, ou então parecem “abatidos e anestesiados” e sem compromisso “com um livro ou com um irmão necessitado”. Diante disso, o Pontífice questionou os presentes: “Vocês sonham? Vocês têm uma inquietação em seus pensamentos, em seu coração? Vocês são inquietos ou já são jovens ‘aposentados’? Não se esqueçam: sonhem com inquietude”.

Renovação

Francisco prosseguiu, apontando para a tristeza dos jovens que são “profissionais por fora e sem graça por dentro” e, pressionados pelo dever, refugiam-se na busca do prazer. Ele também ressaltou que o mundo precisa da criatividade e do impulso que somente os jovens podem dar, por ter nas mãos a criatividade e o impulso, a sede de verdade, o grito de paz, a visão do futuro.

“Os jovens são as alavancas que renovam os sistemas, não as engrenagens que precisam mantê-los vivos.”
— Papa Francisco

“Eu gostaria de dizer a vocês: levem isso para onde atuam, colocando-se em risco sem medo. Coloque-se em ação. Porque os jovens são as alavancas que renovam os sistemas, não as engrenagens que precisam mantê-los vivos”, animou Francisco.

Corações destemidos

Ele reiterou que “a vida pede para ser doada, não administrada”, e voltou-se para o tema da paz, mais urgente do que nunca. O Papa pediu por “empreendimentos ousados” e “visões corajosas”, que só podem vir dos corações jovens, destemidos e abertos ao Evangelho, capazes de “escrever novas páginas de fraternidade e esperança”.

O Pontífice também citou outras áreas que precisam de renovação e da criatividade, como a economia, a luta contra a fome, contra a produção e contra comércio de armas, a questão climática, a comunicação e o mundo do trabalho. Diante disso, afirmou confiar aos jovens “esses sonhos”.

“Como um homem velho que sou, fico emocionado ao ver seus rostos jovens; e penso em como Jesus fica ainda mais emocionado ao olhar para vocês — Jesus, ao olhar para vocês, fica emocionado — Ele que sempre tem um coração jovem e que chamou os jovens para segui-Lo”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo