AUDIÊNCIA EM ROMA

Papa recebe presidência da CNBB e pede promoção da fraternidade

Bispos brasileiros estão visitando Dicastérios da Cúria Romana desde a segunda-feira, 8, e se encontraram com o Pontífice nesta quinta-feira, 11

Da Redação, com CNBB

Papa Francisco e bispos que compõem a presidência da CNBB reunidos em audiência / Foto: Vatican Media /Catholic Press Photo/IPA via Reuters Connect

No cumprimento de sua missão anual de visitar a Cúria Romana e o Pontífice, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chegou ao ponto alto de sua agenda em Roma. Nesta quinta-feira, 11, os bispos foram recebidos pelo Papa Francisco em audiência no Vaticano.

A comitiva é formada pelo presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre (RS), Dom Jaime Spengler; pelo primeiro vice-presidente e arcebispo de Goiânia (GO), Dom João Justino de Medeiros Silva; pelo segundo vice-presidente e arcebispo de Olinda e Recife (PE), Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa; e pelo secretário-geral e bispo auxiliar de Brasília (DF), Dom Ricardo Hoepers. Desde a última segunda-feira, 8, os bispos estão visitando alguns dos Dicastérios da Cúria Romana.

Após a conversa privada com o Santo Padre, Dom Jaime Spengler declarou que a mensagem deixada pelo Pontífice para a Igreja e o povo brasileiro é a promoção da fraternidade. O presidente da CNBB também comentou que foi apresentado o texto-base da Campanha da Fraternidade deste ano ao Papa, que ficou “muito impressionado” com o tema escolhido: “Fraternidade e Amizade Social”.

Amor do Papa pela Igreja no Brasil

Dom João Justino destacou o sentimento de comunhão com Francisco, que, durante o encontro, abriu “seu coração para a Igreja no Brasil, escutando nossas demandas, preocupações e também nossos passos e conquistas”.

Neste sentido, o arcebispo de Goiânia afirmou que o Santo Padre incentivou a presidência da CNBB a continuar na direção que está sendo trilhada, especialmente em relação à elaboração das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil em consonância com o que foi dialogado durante o Sínodo para a Sinodalidade.

Dom Ricardo Hoepers, por sua vez, enfatizou o amor do Pontífice pela Igreja no país. “A gente sente que é de coração para coração”, manifestou o secretário-geral da CNBB. “Nos sentimentos fortalecidos aqui. Estamos com o Papa e o Papa está conosco. Este é o maior presente para a Igreja no Brasil”, concluiu.

Detalhes da visita a Roma

Durante o encontro, os bispos entregaram a Francisco uma edição impressa da 3ª Edição Típica do Missal Romano, lançada no ano passado. Também participaram deste momento de entrega dos presentes o diretor-geral da Edições CNBB, Monsenhor Jamil Alves de Souza; o ecônomo da entidade, Monsenhor Nereudo Freire Henrique; e o assessor de Gestão da Conferência, José Luna.

A missão da presidência da CNBB em Roma continua, estendendo-se até esta sexta-feira, 12. Neste dia, os bispos visitarão o Dicastério para a Causa dos Santos e a Pontifícia Comissão para América Latina.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo