TODOS A CAMINHO

Papa: os santos alcançaram nossa meta comum, que é Jesus Cristo

Em audiência, Francisco destacou que, na jornada em meio a este mundo, os santos são como luzes acesas por Deus para que os homens não se percam

Da Redação, com Vatican News

Foto: Alessia Giuliani/IPA/Sipa USA via Reuters Connect

Em audiência com membros da Delegação Ecumênica da Finlândia, o Papa Francisco enfatizou que “nossa meta comum é Jesus Cristo”. Ele recebeu o grupo na manhã desta sexta-feira, 19, por ocasião da festa de Santo Henrique.

O Pontífice disse, em seu discurso, que como membros da comunidade de batizados, “todos estamos a caminho” para encontrar-se com Jesus. Na sequência, observou que “essa meta não está longe, não é inatingível, porque nosso Senhor veio ao nosso encontro em sua misericórdia, tornou-se próximo na Encarnação e ele mesmo tornou-se o Caminho, para que possamos caminhar seguros em meio às encruzilhadas e às falsas direções do mundo”.

Leia mais
.: Papa no Angelus: a santidade é um dom e um caminho, uma meta eterna

.: Papa: quando Deus chama alguém, é sempre para o bem de todos

Diante disso, o Santo Padre falou do testemunho dos santos, que são irmãos que percorreram essa estrada e chegaram até o fim. Enquanto testemunhas vivas de Cristo, eles acompanham os homens e os incentivam a permanecer no caminho do discipulado, mesmo nas quedas durante o percurso. “Como luzes acesas por Deus, eles brilham diante de nós para que não percamos de vista a meta”, exprimiu Francisco.

Busca pela unidade

Ele observou que, por muito tempo, a veneração dos santos pareceu dividir os fiéis católicos e ortodoxos de um lado e os protestantes de outro. Contudo, o Papa frisou que não deve ser assim (como nunca foi) na fé do povo de Deus.

Recordando alguns santos nórdicos como Brígida, Henrique e Olavo, o Pontífice destacou a consciência do dever de rezar pela unidade da Igreja, expressa na Encíclica Ut unum sint, de São João Paulo II. Na visão de Francisco, este encontro com a Delegação Ecumênica da Finlândia é um sinal vivo no contexto da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que teve início no Hemisfério Norte nesta quarta-feira, 18.

“Façamos com que este encontro ecumênico não se reduza a um cumprimento e não se torne autorreferencial: que tenha sempre a força vital do Espírito Santo e que esteja aberto para acolher os irmãos e irmãs mais pobres e esquecidos, e também aqueles que se sentem abandonados por Deus, que perderam o caminho da fé e da esperança”, declarou o Santo Padre. Por fim, concluiu seu discurso convidando todos a rezar o Pai-Nosso em sua própria língua.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo