Quarta-feira Santa

Cruz original da Primeira Missa no Brasil visitará a Canção Nova

Comunidade Canção Nova será um dos pontos de parada das comemoração do Movimento Brasil com Fé, que celebra os 525 anos da Primeira Missa no Brasil

Da redação, com Santuário do Pai das Misericórdias

Foto: Cabido da Sé de Braga

O Santuário do Pai das Misericórdias, localizado na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), vai receber a Cruz original da Primeira Missa no Brasil. A peregrinação acontece em vista do Jubileu da Esperança e celebra os 525 anos da Primeira Missa no Brasil, Terra de Santa Cruz. O objeto chegará ao santuário na Quarta-feira Santa, 16, durante a Santa Missa das 7h.

A cruz original da celebração sairá em Peregrinação do Museu da Sé, em Braga, Portugal, e peregrinará por várias cidades de Portugal e do Brasil. O evento acontece de 12 a 28 de abril e é Promovido pelo Movimento Brasil com Fé, junto ao Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e o Instituto Redemptor. A peregrinação visa promover a fé dos fiéis e do povo brasileiro.

O evento também abre os festejos dos 200 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre Brasil e Portugal, iniciadas com o Tratado de Paz, Amizade e Aliança entre o Império do Brasil e o Reino de Portugal, em 1825.

Primeira Missa

A primeira Missa celebrada no Brasil aconteceu em 26 de abril de 1500, na Praia de Coroa Vermelha, Aldeia do Descobrimento, município de Santa Cruz Cabrália, na Bahia. A celebração é amplamente reconhecida como marco fundacional da história nacional.

Segundo o Movimento Brasil com Fé, a primeira Missa no país, presidida pelo Frei Henrique de Coimbra, “foi mais do que a consagração de uma nova terra ao cristianismo: foi um encontro profundo e transformador entre culturas, crenças e cosmovisões”.

“A cruz original, atualmente preservada no Museu da Sé, em Portugal, transcende seu significado religioso, simbolizando amor, união e interconexão entre povos. Neste Ano Jubilar, marcado pela esperança e desejo de renovação, a Peregrinação desta cruz une passado e presente, reforçando valores de
fraternidade e celebrando a rica diversidade”, enfatiza o “Brasil com Fé”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo