Mês Vocacional

Conheça vocações despertadas através do Monsenhor Jonas Abib

Igreja celebra o mês das vocações; padre e missionário contam como Monsenhor Jonas Abib os inspirou no discernimento vocacional

Julia Beck
Da redação

Monsenhor Jonas Abib /Foto: Bruno Marques – Canção Nova

Todo dia 2 de cada mês, desde novembro de 2020, a Comunidade Canção Nova recorda os preparativos para a celebração do Jubileu de Ouro do Batismo no Espírito Santo de seu fundador, Monsenhor Jonas Abib.

Neste mês de agosto, período em que a Igreja no Brasil vive o Mês Vocacional, a vocação do fundador da Canção Nova e toda a sua trajetória após o seu Batismo no Espírito Santo são recordadas como inspiração para outras vocações.

Leia mais
.: Começa ano jubilar do Batismo no Espírito Santo de Monsenhor Jonas

.: Espírito Santo é “fogo que se alastra”, exclama Dom Geraldo

O jornalista e missionário do Segundo Elo da Comunidade Canção Nova, Wallace Andrade, afirma que Deus escolheu o sacerdote para ajudá-lo a reconhecer e seguir sua vocação.

O fundador da Comunidade Coração Fiel, padre Delton Filho, assim como Andrade, também destaca o valor do monsenhor em seu processo de discernimento vocacional: “Fui profundamente influenciado pela vida, história e testemunho do Monsenhor Jonas”.

Leia mais
.: Carismáticos devem ser apóstolos da efusão do Espírito Santo

Despertar da vocação

No ano 2000, Andrade ouviu falar do fundador da Canção Nova. Na época, jornalista de uma rede de televisão secular, Wallace conta que soube do sacerdote através de um cinegrafista. Os dois realizavam um trabalho juntos.

Após o trabalho, Andrade seguiu buscando seus sonhos profissionais e sua esposa, Valéria Silva Martins Andrade, começou a assistir à TV Canção Nova. O jornalista recorda que isso o incomodava e chegou a gerar atritos em seu casamento.

Wallace Andrade, sua esposa Valéria Andrade e o filho Davi Andrade /Foto: Arquivo Pessoal

Um dia, na ausência da esposa, Andrade ligou a TV e parou na TV Canção Nova. Monsenhor Jonas estava pregando e Wallace sentiu que as palavras eram direcionadas a ele. “A única forma de se tornar um homem novo é deixar que as coisas que te tornam velho sejam jogadas fora. O homem velho que existe em você precisa morrer para que nasça um novo homem”, diz o padre. 

“Senti uma coisa tão diferente quando ele começou a falar”, ressaltou Andrade. “Percebi que o que me fazia um homem velho eram minhas músicas. Aceitei a proposta dele. Eu me levantei enquanto ele ainda pregava, estava emocionado, nunca tinha experimentado aquele sentimento. Peguei minha caixa de vinil, devia custar uns 3 mil reais, e joguei tudo fora, sem pensar duas vezes”.

Quando voltou, já estava cantada a música “Tudo Passa”, da cantora católica Salette Ferreira. “Toda vez que ouço essa música experimento o que vivi aquele dia”.

Mudança de vida

Depois daquele dia, o jornalista ressalta que nunca mais ouviu músicas seculares. Ele passou a ouvir músicas católicas que não conhecia, viver coisas que nunca havia vivido, cantar na missa, tocar instrumentos sem nunca ter feito uma aula.

Lei também
.: Igreja celebra vocação dos consagrados: uma vida de oração e caridade

“Quando minha esposa chegou em casa, ela me viu chorando e perguntou o que havia acontecido, e ela chorou comigo. Nosso casamento ganhou mais qualidade, porque comecei a entender, através do Monsenhor Jonas e muitos outros, que não casamos para ser felizes, mas para fazer o outro feliz”.

A mudança radical em sua vida é atribuída a esse encontro pessoal que ele teve com Jesus e que foi promovido por uma pregação do Monsenhor Jonas. Em 2009, Wallace e Valéria entraram para o Segundo Elo da Comunidade Canção Nova e, atualmente, o comunicador trabalha no jornalismo da TV Canção Nova.

“Quando o Monsenhor Jonas entrou em nossa vida, não imaginávamos que descobriríamos nossa vocação à vida missionária, comunitária. (…) Olho para traz e tenho certeza que o padre Jonas foi a luz que Deus tinha para enxergarmos a nossa vocação. Foi um despertar que gerou coragem e esperança.”

Chamado ao sacerdócio e à fundação de uma comunidade

Padre Delton Filho /Foto: Wesley Almeida – Canção Nova

Padre Delton Filho frisa que dá graças a Deus pela vida do Monsenhor Jonas Abib, porque ele é um exemplo. “Ele é um pai espiritual de uma quantidade enorme de filhos. Como não ver nisso a obra do Espírito Santo? Ele dá provas de que o Espírito Santo completa toda obra que ele começa”, opina.

O sacerdote, hoje fundador de uma nova comunidade, comenta que isso se deve graças ao testemunho e à profecia do Monsenhor Jonas.

Leia também
.: “O Espírito Santo é o protagonista da evangelização”, afirma Papa

“Quando ele profetizou isso em minha vida, num primeiro momento, eu fiquei até com raiva, porque nunca me achei um homem de valor semelhante ao dele. Mas o tempo se encarregou de provar que ele estava certo. A raiva durou alguns segundos, e hoje permanece a admiração, muito amor e zelo por esse homem de Deus”, partilha.

As músicas, o testemunho e o livro que Monsenhor Jonas escreveu sobre vocação foram também fundamentais para que padre Delton desse o pontapé inicial da história de sua vocação.

De modo particular, depois de conhecer pessoalmente o Monsenhor Jonas, o presbítero conta que viu a confirmação de sua vocação. “A gente sabe quando alguém é santo quando essa pessoa é capaz de santificar os outros. Se cheguei até onde estou devo muito à santidade do Monsenhor Jonas”.

Importância do discernimento vocacional

Deus ama homens e mulheres profundamente, e esse amor se torna mais concreto e sentido através da vocação bem amadurecida, frisa o sacerdote.

“Louvo a Deus por esse mês de agosto, por essa história bonita de celebrar a vida e a história do Monsenhor Jonas nesse contexto vocacional do Brasil”, destaca.

Aos que estão em busca do discernimento vocacional, o presbítero dá os seguintes conselhos: não ter medo de perguntar ao Senhor o que Ele quer; viver uma vida no Espírito Santo por meio da oração e escolher um bom diretor espiritual.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo