Ano comemorativo

Canção Nova celebra Batismo no Espírito Santo de Monsenhor Jonas Abib

Jubileu de Ouro começa hoje; ano comemorativo foi dividido em fases e prevê uma homenagem ao Monsenhor na conclusão

Julia Beck
Da redação

Em 2021, Batismo no Espírito Santo do fundador da comunidade Canção Nova completa 50 anos/ Foto: Arquivo – Canção Nova

A Canção Nova inicia nesta segunda-feira, 2, a celebração do Jubileu de Ouro do Batismo no Espírito Santo de seu fundador, monsenhor Jonas Abib. A comunidade promoverá, durante um ano, até 2 de novembro de 2021, um avivamento de suas atividades, destacando os frutos que essa experiência gerou na vida de Monsenhor Jonas, na de seus missionários e em sua missão.

O Batismo no Espírito Santo já foi tema de pregações e artigos de Monsenhor Jonas. O sacerdote conta que tudo começou ao final de uma missa celebrada por padre Haroldo que, na ocasião, impôs as mãos sobre os fiéis e sobre ele, para que recebessem o derramamento do Espírito Santo.

“Eu desejei do fundo do meu coração. Não senti nada de novo naquela hora, não aconteceu nada especial”, relatou o fundador da Canção Nova certa vez. Apesar de não ter havido nada momentâneo, Monsenhor Jonas conta que desde então sua vida começou a mudar.

Missionário da Comunidade Canção Nova e amigo de longa data do monsenhor, diácono Nelsinho Côrrea revela que padre Jonas veio para o interior de São Paulo muito magoado, pois desejava ir para a capital. “Ele vivia uma crise, amargurado, seus sonhos pareciam ter caído por terra, e vem o Espírito Santo e toma conta desse homem”.

Leia mais
.: Começa ano jubilar do Batismo no Espírito Santo de Monsenhor Jonas

.: Espírito Santo é “fogo que se alastra”, exclama Dom Geraldo

“Foi rezando sozinho, em uma Capela, que o padre Jonas tirou aquela passagem: ‘Para vós, quem sou eu?’ e começou a rezar no Espírito. Dali em diante, não parou mais. Ele propagou o Batismo no Espírito Santo. Este acontecimento transformou totalmente a sua vida. Ele já era um sacerdote bom, mas foi então que se tornou um sacerdote movido pelo Espírito Santo”, comentou o diácono.

Profeta e propagador do Batismo no Espírito Santo

Professor Felipe Aquino durante pregação na Canção Nova/ Foto: Arquivo Canção Nova

Também próximo do fundador da Canção Nova, o professor de História da Igreja, Felipe Aquino, afirma que o amigo propagou e viveu profundamente o Batismo no Espírito Santo. “Nas pregações dele, que eu acompanho desde os 20 anos de idade, ou seja, há 50 anos, sempre vi um ardor missionário muito grande, o fogo do Espírito Santo agindo e um desejo de evangelizar”, destacou.

Leia mais
.: Carismáticos devem ser apóstolos da efusão do Espírito Santo

“Não conheço ninguém no Brasil e fora que seja um divulgador e um estimulador do batismo no Espírito Santo como o Monsenhor Jonas. E não é só isso, não conheço alguém que explique com facilidade o que é ser batizado no Espírito Santo como ele.” – Professor Felipe Aquino

O professor sublinhou que “o homem é do tamanho do seu sonho”. “O padre Jonas sempre sonhou em evangelizar os jovens e esse sonho se realizou, e se realizou principalmente pelo batismo no Espírito Santo que ele experimentou, viveu e vive até hoje”. Para Aquino, Monsenhor Jonas também pode ser considerado um profeta, pois fala aquilo que Deus quer que seja dito, movido exatamente pelo Espírito Santo.

A evangelização, revela diácono Nelsinho, é um dos frutos do Batismo no Espírito Santo. O missionário comenta quais são os demais frutos: gosto pela Palavra de Deus e pelos sacramentos. “Isso acompanha o Batismo no Espírito Santo, não é só orar em línguas. A oração é uma manifestação.” Segundo o diácono, os frutos na vida do fundador da Canção Nova são muito concretos.

“Padre Jonas colocou a Bíblia na mão do povo. Ele ensinou o povo a rezar, buscar os sacramentos, a importância da Eucaristia e da evangelização. Onde ele passava ele contagiava. A gente precisa falar para evangelizar, ele passou dessa fase. É só chegar que o ar muda. A presença dele fala muito. Ele evangeliza e a Canção Nova é fruto disso”, afirma diácono Nelsinho.

Diácono Nelsinho Côrrea conheceu o padre Jonas aos 14 anos de idade. Desde então, o acompanhou em encontros da RCC/ Foto: Arquivo Canção Nova

Leia também
.: “O Espírito Santo é o protagonista da evangelização”, afirma Papa

“O Monsenhor Jonas é um homem cheio do Espírito Santo, vi muitos milagres acontecerem, pessoas sendo tocadas.” – Diácono Nelsinho Côrrea

Para Aquino, é nítida a convicção profunda que o monsenhor tem acerca do Batismo no Espírito Santo e a renovação gerada por ele. O professor destaca ainda que a Renovação Carismática Católica (RCC) foi a mola propulsora da Canção Nova e de seu sistema de comunicação. “A Canção Nova leva uma corrente de graça para todo o mundo e fomenta a RCC”.

Leia mais
.: Papa à Renovação Carismática: Avancem com força, na diversidade reconciliada!

Inspiração da celebração do Jubileu

A missionária e gerente de Integração de Marketing e do Sistema Canção Nova de Comunicação, Paula Guimarães, conta que a ideia de celebrar os 50 anos do Batismo no Espírito Santo do Monsenhor Jonas foi apresentado em junho deste ano pelo Conselho da Comunidade Canção Nova. Paula frisa que, apesar da iniciativa prever a celebração do jubileu durante um ano, a grande comemoração será no dia 2 de novembro de 2021.

“A Canção Nova nasceu dessa experiência. Somos um povo que, a partir do Batismo no Espírito do Padre Jonas, vive essa experiência. Ele fez um ‘peregrinar’ desta experiência para que outros pudessem vivê-la. Ele é o Abraão das novas comunidades”, sublinhou a missionária.

A identidade visual desta iniciativa foi criada com base no trecho bíblico: “Vós sereis batizados no Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas” (At. 1, 8). Paula revela que, durante todo ano do jubileu, será recordado o documento Evangelli Nuntiandi, do Papa Paulo VI, e o reconhecimento pontifício da comunidade – que aconteceu em 2008.

Identidade Visual e as Fases da Campanha

Marca desenvolvida para celebração do jubileu/ Foto: Canção Nova

A marca do Jubileu apresenta uma junção entre todos os elementos. O número 5 e 0 formam o 50, com uma figura estilizada da pomba, que representa o Espírito Santo. O “elo” formado entre o 5 e o 0 representa a comunidade e todas as pessoas convidadas ao chamado pelo Monsenhor Jonas. 

Durante a campanha, será possível conhecer mais sobre a história do Batismo no Espírito Santo do fundador da Canção Nova, sua vocação e ministério, além dos frutos e inspirações que esta experiência gerou. Uma homenagem será realizada ao Monsenhor Jonas na conclusão do jubileu.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo