2 de fevereiro

Canção Nova é fruto do Batismo no Espírito Santo, frisa Monsenhor Jonas

Jubileu de Ouro do Batismo no Espírito Santo do Monsenhor Jonas Abib é recordado neste 2 de fevereiro, quando a Canção Nova completa 43 anos

Julia Beck
Da redação, com colaboração de Mauriceia Silva

Sede da Comunidade Canção Nova localizada em Cachoeira Paulista, interior de São Paulo /Foto: Paula Dizaró – Canção Nova

2 de fevereiro de 1978. Há 43 anos nascia a Comunidade Canção Nova e os missionários faziam o seu primeiro compromisso. A data integra, neste ano, o  Jubileu de Ouro do Batismo no Espírito Santo do Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade. “O melhor fruto da graça do meu Batismo no Espírito Santo foi a Comunidade Canção Nova”, declarou o monsenhor por ocasião da data.

Monsenhor Jonas recorda que os dirigentes da comunidade resolveram viver um ano inteiro dedicado à graça de seu Batismo no Espírito Santo. As comemorações começaram no dia 2 de novembro de 2020 e seguem até 2 de novembro de 2021. 

No vídeo abaixo, Monsenhor Jonas conta como foi sua experiência do Batismo no Espírito Santo. Ele fala deste desejo que surgiu a partir de um convite de Padre Haroldo J. Rahm, SJ. 

A partir de uma vida revolucionada, nasce a Canção Nova

O vice-presidente da Comunidade Canção Nova, padre Wagner Ferreira, recorda que Monsenhor Jonas também é um dos precursores da Renovação Carismática Católica (RCC) no Brasil e em outros países. 

O sacerdote frisa que, pela graça do Batismo no Espírito Santo, o fundador da Canção Nova é considerado um pai espiritual, uma referência de homem dócil a Deus. “O próprio Monsenhor Jonas testemunha que, a partir do Batismo no Espírito Santo, a sua vida foi revolucionada por Deus. Aconteceu no coração dele uma revolução de Jesus e, como consequência, surgiu a comunidade Canção Nova”.

Evangelizar é a missão de todo cristão

Padre Wagner afirma que, a partir do Batismo no Espírito Santo, Monsenhor Jonas percebeu que evangelizar é a missão de todo cristão. E é muito melhor quando essa evangelização acontece a partir de uma união, no caso a união de uma comunidade.

Leia mais
.: Evangelizar é serviço precioso à fé, explica Arcebispo

A Canção Nova é uma instituição de amor e adoração, frisa padre Wagner. “Ela é graça de Deus e consequência do Batismo no Espírito Santo do Monsenhor Jonas”, reforça.

Renovação e celebração do compromisso no Dia da Vida Consagrada

Padre Wagner Ferreira, vice-presidente da Comunidade Canção Nova / Foto: Wesley Almeida

Já no início da comunidade, Monsenhor Jonas teve a inspiração de fixar o 2 de fevereiro como o dia da renovação e celebração do compromisso na Canção Nova. Trata-se de uma renovação de compromisso com o carisma e missão da comunidade. E também em 2 de fevereiro a Igreja celebra o Dia Mundial da Vida Consagrada. 

“A providência de Deus quis que São João Paulo II instituísse o Dia Mundial da Vida Consagrada no ano de 1997. Assim, a Canção Nova é chamada a ser no mundo um sinal de consagração a Deus, e ela é enriquecida com o Batismo no Espírito Santo do monsenhor”.

Convite aos missionários e católicos

Viver um ano de graça é o convite do Monsenhor Jonas nesse seu ano jubilar. “Peço a Deus para viver este ano de maneira diferente, totalmente nova”, ressalta. Ele convida os membros da comunidade a viverem este ano buscando a graça no Batismo do Espírito Santo. 

“Também convido os católicos para que estejam conosco”, destaca. Ele frisa que este será um ano inteiro dedicado aos dons do Espírito Santo. Confira:

Efeitos da pandemia

A Comunidade Canção Nova segue as orientações e normas sanitárias diante do enfrentamento desta pandemia do novo coronavírus. Portanto, padre Wagner explica que as celebrações seguirão as orientações sanitárias, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, espaçamento, uso de álcool gel, higienização do ambiente e assim por diante.

Lei também
.: Igreja celebra vocação dos consagrados: uma vida de oração e caridade

“A Canção Nova tem várias frentes de missão espalhadas não só no Brasil, como também fora dele. Então, todos os membros observarão e seguirão as normas sanitárias para bem celebrarmos este dia 2 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, Dia da Vida Consagrada”, reforça o sacerdote.

Junto a esta celebração, o vice-presidente da comunidade afirma que os membros da Canção Nova rezarão a Deus pelo fim da pandemia. “Pedimos a intervenção da misericórdia de Deus na vida de tantas pessoas e famílias que estão sofrendo com a realidade da pandemia”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo