Missa de abertura

Carismáticos devem ser apóstolos da efusão do Espírito Santo

Sem desprezar outros dons dados por Deus à Igreja, os membros da Renovação Carismática Católica (RCC) devem ser "apóstolos da efusão do Espírito Santo". Esta foi a convocação do arcebispo de Palmas (TO), Dom Alberto Taveira, na missa de abertura do congresso que marca os 40 anos do movimento no mundo, nesta terça-feira, dia 24. Cerca de 10 mil fiéis participaram da celebração na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

.: Texto e áudios desta homilia de Dom Alberto
.: Galeria de FOTOS desta Missa

O arcebispo, que foi designado pela CNBB como diretor espiritual da RCC no Brasil, demonstrou o desejo de os carismáticos terem bem clara sua missão específica na Igreja. Recordando as palavras dos papas João Paulo II e Bento XVI, que denominaram o movimento como "uma nova primavera na Igreja", reforçou: "Quero marcar com todos um compromisso: sair daqui como missionários, apóstolos da efusão do Espírito".

"A graça própria da RCC é promover na Igreja a atualização do Pentecostes, incentivando, impulsionando, abrindo o coração das pessoas para essa ação maravilhosa do Espírito de Deus", exclamou.

Dom Alberto foi aplaudido quando afirmou que os eventuais expectadores ou curiosos neste XXVI Congresso Nacional da RCC iriam "se sentir mal". "Aqui, ou se entra para viver, ou a pessoa vai se sentir incomodada, se Deus quiser", proclamou.

O diretor espiritual dos carismáticos enfatizou que o evento é como o cenáculo, no qual os discípulos e a mãe de Jesus rezaram há 2 mil anos, no início da Igreja. "Esteja aqui em clima profundo de oração. Peça, suplique, clame pelos dons do Espírito Santo por esse mundo, esse tempo tão machucado e que precisa desse bálsamo", convidou.

Efusão ou batismo no Espírito Santo é uma experiência com Deus, seguida da manifestação dos dons carismáticos, conforme narração da Bíblia no livro dos Atos dos Apóstolos, capítulo 2.

Sinal na natureza
No momento da prece dos fiéis, a multidão acompanhou Dom Alberto na oração em línguas (dom de rezar com sons não compreensíveis ao homem, mas inspirados pelo Espírito Santo). Quando as preces estavam quase terminando, trovões ressoaram no local e os carismáticos intensificaram o clamor. Logo após a oração, todos ficaram em silêncio.

Comunhão com a Igreja
Quatro bispos da Venezuela, um de El Salvador e o bispo de Dourados (MS), Dom Redovino Rizzardo concelebraram a missa. Participaram também cerca de 130 padres, cinco diáconos e 63 ministros extraordinários da comunhão eucarística. 9 mil fiéis comungaram o Corpo de Cristo.

O presidente do Conselho Católico Carismático Latino-americano (CONCCLAT), Miguel Mendonza, e o presidente do Conselho Nacional da RCC no Brasil, Marcos Volcan, deram as boas-vindas aos congressistas no final da missa. Os dois foram unânimes ao pedir uma nova efusão do Espírito Santo para todos.

O anfitrião e fundador da Comunidade Canção Nova, padre Jonas Abib, agradeceu a presença de todos e fez questão de enfatizar em tom pessoal: "A Canção Nova é a casa de Maria e é também a sua casa".

Com o tema "Descerá sobre vós o Espírito e sereis minhas testemunhas" (Atos 1,8), o congresso vai até o próximo sábado, dia 28, com uma programação que inclui o Encontro Carismático Católico Latino-americano (ECCLA). Fiéis de quase todos os países da América vão partilhar suas experiências pessoais e comunitárias com Deus.


Adquira em nosso shopping:


.: Livro
A vida no poder do Espírito Santo
Márcio Mendes


.: Livro
Oração em línguas
Márcio Mendes

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo