Em 2022, o livro bíblico escolhido para aprofundamento é o de Josué, com a inspiração: “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9)
Da Redação, com CNBB
O Mês da Bíblia, celebrado em setembro, itinerário promovido nas paróquias e comunidades de todo o Brasil, é um convite especial para todas as pessoas que gostam de estudar a Palavra de Deus. Em 2022, a proposta do Texto-Base é aproximar o povo de Deus da jornada de Josué pela posse da Terra Prometida. Cada cristão é chamado a estudar o Livro de Josué e perceber que Deus nunca deixa sem respostas as pessoas e comunidades que a Ele se confia.
Setembro foi escolhido pelos bispos do Brasil como o Mês da Bíblia em razão da memória de São Jerônimo, celebrada no dia 30. São Jerônimo foi o encarregado por traduzir a Sagrada Escritura para o latim. Essa versão latina recebeu o nome de Vulgata, que significa “popular” em latim, e é referência nas traduções da Bíblia até os dias de hoje.
A Bíblia contém o que Deus quis comunicar aos povos em relação ao seu plano de salvação para a humanidade. Ao celebrar o Mês da Bíblia, a Igreja propõe o convite a aprofundar o conhecimento em relação a esse plano e ao centro da fé: Jesus Cristo. Nesse contexto, as pessoas são chamadas a redescobrir a manifestação de Deus na história por meio do seu Filho, para o qual as Sagradas Escrituras sempre apontam.
O subsídio Encontros Bíblicos pretende indicar roteiros celebrativos que conduzirão pelos passos do povo de Israel, rumo à Terra Prometida. Nesse estudo do Livro de Josué, todas as pessoas são chamadas a perceber o Deus que sempre responde seu povo. O material pode ser adquirido pelo site: www.edicoescnbb.com.br/