Igreja em saída

Congresso Nacional dos Seminaristas será resposta aos apelos do Papa

Quarta edição do congresso missionário discutirá a missão ad gentes na formação dos seminaristas, diante dos apelos do Papa para uma Igreja em saída

Nathália Cassiano 
Da Redação 

Foto: Arquivo – Pontificas Obras Missionárias

Para melhor formação missionária dos seminaristas, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISES) promoverão o 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas. Será nos dias 11 a 17 de julho em João Pessoa, na arquidiocese da Paraíba.

O tema do evento será “Missão ad gentes na formação de seminaristas”. Segundo o coordenador, Ìtalo de Lima, a temática sugerida foi pensada e debatida entre os seminaristas. Diante dos apelos do Papa Francisco para uma Igreja em saída, eles entenderam que a missão ad gentes deve ser realmente o eixo central da formação.

“Este congresso irá ajudar os seminaristas a adquirir um autêntico espírito missionário e proporcionar espaços para a reflexão, vivências, troca de experiências e celebrações”, afirmou.

O coordenador acrescentou que o lema – “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8) – também foi inspirado na campanha missionária de outubro deste ano, para que todas as pessoas presentes nos confins geográficos e existenciais possam encontrar Jesus Cristo, caminho, verdade e vida.

O secretário da Pontifícia União Missionária, padre Antônio Niemiec, disse que o lema do Congresso é a melhor motivação bíblica para a temática escolhida.  Além do mais, é este o versículo que o Papa Francisco escolheu como motivação para o Dia Mundial das Missões de 2022. 

A missão ad gentes 

Na mensagem do Papa Francisco para o dia Mundial das Missões 2018 ele disse: “Ambientes humanos, culturais e religiosos ainda alheios ao Evangelho de Jesus e à presença sacramental da Igreja constituem as periferias extremas, os «últimos confins da terra», aos quais, desde a Páscoa de Jesus, são enviados os seus discípulos missionários, na certeza de terem sempre com eles o seu Senhor (cf. Mt 28,20; At 1,8).”

Segundo padre Antônio, no esforço de compreender melhor a missão ad gentes e ajudá-la a viver pelos fiéis da Igreja no Brasil, a CNBB também oferece reflexões e documentos.

“Durante o Congresso, serão apresentadas quatro conferências principais que terão como objetivo abordar essa temática tão importante na vida da Igreja, de cada cristão e, consequentemente, de cada seminarista”, concluiu.

Igreja em saída 

O decreto Ad Gentes, do Concílio Vaticano II, lembra que “A Igreja peregrina é, por sua natureza, missionária”. Essa é sua vocação própria, sua identidade mais profunda, sua razão de ser, sua essência estruturante e seu serviço à humanidade (cf. Estudos da CNBB 108, Missão e cooperação missionária, 3).

De acordo com o padre Niemiec, toda a dinâmica de formação missionária dos candidatos ao presbiterado deve levar em consideração a vocação própria da Igreja que é a vocação missionária. 

“Os futuros presbíteros, ao longo do processo formativo, precisam adquirir uma consciência profunda de sua identidade cristã que é identidade missionária. O seminarista precisa ter um coração e uma mentalidade católica, isto é, aberta à universalidade”, pontuou.

Experiências novas 

O seminarista que está cursando Teologia, Júnior Nogueira, da diocese de Guarabira (PB) conta que vai ser sua primeira vez no congresso. Diz estar ansioso e desejoso para ver e escutar experiências de outros irmãos de diversos estados. 

“A temática que vai ser abordada é tão recorrente e falada, sempre me chamou atenção sobretudo porque venho do interior da Paraíba e recebi desde o início a força de vários missionários, no qual muitos padres de outros países ajudaram na evangelização do povo na diocese de Guarabira”, contou.

O jovem seminarista comentou um pouco da necessidade apresentada pelo Papa Francisco, manifestando o desejo de ter um coração mais sensível aos apelos da missão, fazendo o verdadeiro discernimento à luz do Evangelho. O objetivo é um dia poder servir a Igreja, olhando para as realidades mais necessitadas, com amor, com o coração do bom pastor que sabe acolher, que sabe levar Cristo com suavidade e misericórdia. 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo