EVENTO

Celam promove encontros dos secretários-gerais de conferências

Sede do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam) recebe de 20 a 22 de março o encontro dos secretários-gerais das conferências episcopais

Da Redação, com CNBB

Sede do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam) / Foto: Paola Calderón/Comunicação Celam

A sede do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), recebe de 20 a 22 de março, o encontro dos secretários-gerais das conferências episcopais do continente. O evento, promovido pelo Celam, é oportunidade de partilhas sobre as realidades de cada país e para reflexões sobre ações eclesiais conjuntas.

Do Brasil, participam o arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, que é o presidente do Celam; e o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.

“É um momento de compartilhar os nossos trabalhos, a riqueza da evangelização em cada um dos países, em cada uma das conferências, as diversidades e, acima de tudo, os talentos próprios de cada tradição que têm que ser conhecidos, compartilhados. E é um momento de alegria, de podermos mostrar como cada conferência, como cada diocese da América Latina e do Caribe estão se empenhando para que o Reino de Deus aconteça em nossas terras, em nossas Igrejas particulares”, contou dom Ricardo.

O bispo destacou ainda o intercâmbio das realidades apresentadas durante o dia de hoje, bem como os desafios que cada país tem pela frente. “Será um momento muito importante. É a primeira vez que eu estou participando, para mim é uma oportunidade enriquecedora e, ao mesmo tempo, poder trazer as alegrias e as belezas do Brasil, os trabalhos sendo realizados, os projetos já em andamento e apresentar isso para todo o episcopado da América Latina e Caribe”, comentou.

Nesta quarta-feira, o período da manhã foi aberto com a celebração da Eucaristia, presidida por dom Jaime. / Foto: Paola Calderón/Comunicação Celam

Programação

Nesta quarta-feira, 20, o período da manhã foi aberto com a celebração da Eucaristia, presidida por dom Jaime. A primeira sessão de trabalho foi dedicada à apresentação dos participantes e para partilhas sobre a realidade eclesial e sociopolítica dos países da América Latina e do Caribe.

À tarde, será apresentada a estrutura do Celam e o Plano Global do Conselho Episcopal para o quadriênio 2023 a 2027, documento que estabelece as linhas de ação, objetivos e programas dos departamentos e Centro Bíblico Teológico Pastoral para a América Latina (CEBITEPAL). Os participantes também refletirão sobre a realidade eclesial e sociopolítica das regiões do continente.

Na quinta-feira, 21, destaque para grandes eventos eclesiais que ocorrem nos próximos anos, como o Jubileu da Esperança, em 2025; o Jubileu da Redenção, em 2033; o Congresso Eucarístico Internacional e o Congresso Americano Missionário, que será realizado neste ano, em Porto Rico.

Com relação aos grandes eventos eclesiais, dom Ricardo destacou a oportunidade de serem feitos trabalhos em conjunto “para fortalecer ainda mais o espírito sinodal — por comunhão, participação e missão — e também renovar a esperança no jubileu que está por chegar”.

“Vamos então nos organizar para juntos trabalharmos por uma América Latina e um povo caribenho cheios de esperança e alegria no Evangelho”, resumiu.

Outro tema que terá lugar na programação de quinta-feira é a cultura de cuidado e prevenção de abusos. Os participantes vão refletir como está sendo realizado o trabalho sobre o tema em cada país e os progressos já alcançados.

Por fim, na sexta-feira, 22, o encontro focará no trabalho dos Centros de Pastoral do Celam. Serão abordados o Plano Estratégico e os editais relacionados a congressos, encontros e cursos promovidos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo