Após a Catequese

Jesus, Pão da vida que dá força, luz e alegria, afirma Papa

Aos peregrinos de língua portuguesa, o Papa fez votos que nas comunidades, “a começar pela própria família, procurem consolidar-se imitando Jesus que Se deu na Eucaristia fazendo-se alimento para os irmãos!”

Da redação, com Vatican News

Congresso Eucarístico será de 11 a 15 de novembro / Foto: Arquivo Canção Nova

Ao final da Audiência Geral desta quarta-feira, 7, inspirado pela festa de Corpus Christi que celebra a “Eucaristia, centro e fonte da vida da Igreja”, o Papa dirigiu seu pensamento aos jovens, doentes, idosos e recém-casados, acompanhado por um convite: “Aproximai-vos com frequência e com devoção a Jesus, o Pão da vida que dá força, luz e alegria, e Ele se tornará a fonte de vossas escolhas e ações”.

Antes ainda, saudou os peregrinos de língua portuguesa, com as seguintes palavras: “Saúdo os peregrinos de língua portuguesa, de modo particular quantos vieram do Brasil e Portugal. A todos vos abençoo, desejando que as vossas comunidades, a começar pela própria família, procurem consolidar-se imitando Jesus que Se deu na Eucaristia fazendo-se alimento para os irmãos! Sede seus comensais devotos e assíduos adoradores!”.

Já aos peregrinos de língua alemã, desejou que “a Santíssima Eucaristia, Sacramento da Caridade”, seja seu “nutrimento celeste” na “pequena via” à qual Santa Teresa de Lisieux convida a seguir o Senhor.

Corpus Christi

Devido à nova cirurgia a qual será submetido na Policlínica Gemelli, o Papa Francisco não presidirá a celebração de Corpus Christi neste ano. Corpus Christi (“Corpus Domini”) é certamente uma das solenidades mais caras à piedade popular, quer pelo seu significado, que recorda a presença real de Cristo na Eucaristia, quer pelo estilo da celebração.

Em quase todas as dioceses, a celebração de Corpus Christi é acompanhada por procissões, uma representação visual de Jesus caminhando pelas ruas do homem. Em muitas localidades, os fiéis preparam com esmero tapetes para Jesus Eucarístico passar, criativamente adornados com figuras religiosas coloridas, feitas com diversos materiais, principalmente serragem, mas também sementes, terra, areia, entre outros.

A festa foi instituída no século XIII na Bélgica graças à visão mística de uma freira de Liège, a Beata Juliana de Retìne. Dois anos mais tarde, o Papa Urbano IV a estendeu para toda a cristandade após o milagre eucarístico de Bolsena, no qual algumas gotas de sangue brotaram da hóstia para testemunhar a real presença do Corpo de Cristo. É celebrada na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, embora em alguns países como a Itália tenha sido transferido para o domingo seguinte.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo