De 21 a 25 de agosto

Bispos brasileiros recém-nomeados pelo Papa vivem encontro em Brasília

Encontro foi organizado pela Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB e está sendo realizado na sede da instituição

Da redação, com CNBB

Foto: Wesley Almeida – Arquivo Canção Nova

Começou nesta segunda-feira, 21, o Encontro dos Bispos de Recém Nomeação – organizado pela Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento acontece na sede da CNBB, em Brasília (DF), até sexta-feira, 25. Desta vez, a iniciativa reúne os 11 bispos (veja a lista abaixo) que foram nomeados pelo Papa Francisco no primeiro semestre de 2023.

O bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB, Dom Ângelo Ademir Mezzari salienta que os objetivos do encontro são de integração e formação. “O encontro traz o fornecimento de tudo aquilo que compete ao Ministério Episcopal, sobretudo o fortalecimento, a ideia, o princípio, o valor da colegialidade episcopal”, explicou.

No encontro, os bispos recém nomeados, entre os quais alguns já tomaram posse em suas dioceses, terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a teologia do episcopado e a missão do bispo nos tempos atuais.

Além disso, Dom Ângelo afirmou que as temáticas que serão abordadas estão relacionadas ao exercício próprio do ministério, em particular, por exemplo, ao aspecto da liturgia, o Código de Direito Canônico, o Regimento Interno e o Estatuto da CNBB, a estrutura e o funcionamento da CNBB, além de questões sobre o tratamento de dados pessoais como, por exemplo, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Conhecimento e amizade episcopal

Os bispos terão o conhecimento dos organismos e de intuições vinculadas à própria CNBB, como o Centro Cultural Missionário (CCM), responsável por oferecer cursos de iniciação à missão no Brasil para missionários e a editora da Conferência, responsável pelas publicações dos documentos oficiais da entidade, as Edições CNBB. “Aliado a isso tem, claro, os momentos de partilha, o conhecimento mútuo e a amizade episcopal que começa nesse momento, porque é a fraternidade episcopal”, disse Dom Ângelo.

“Além desse aspecto mais formal, de aprofundamento de realidades importantes para a vida do bispo, desde o magistério próprio da igreja e específico do bispo, eu acho que o mais importante é essa convivência, a fraternidade e, sobretudo, crescer nessa nova realidade que realmente muda, que é a colegialidade episcopal”.

Bispos participantes 

Confira os bispos que participam do encontro:

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo