Igreja no Brasil

Nomeados novos bispos para dioceses de Salgueiro e Cruz Alta

Dioceses nos estados de Pernambuco e Rio Grande do Sul estavam vacantes e acolhem novos bispos nomeados pelo Papa

Da Redação, com CNBB

Padre José Vicente / Foto: Diocese de Crato

Novidades no episcopado brasileiro: o Papa Francisco nomeou novos bispos para as dioceses de Salgueiro, em Pernambuco, e Cruz Alta, no Rio Grande do Sul. As nomeações foram anunciadas pela Santa Sé nesta quarta-feira, 29.

Em Salgueiro, o novo bispo é o padre José Vicente Pinto de Alencar Silva, do clero da diocese de Crato (CE). Até então, o sacerdote exerce as funções de pároco da paróquia Nossa Senhora da Penha, cura da Sé Catedral Nossa Senhora da Penha e vigário geral. Já em Cruz Alta, o bispo nomeado é Dom Nélio Domingos Zortea, que até então estava à frente do governo pastoral da diocese de Jataí (GO).

A diocese de Salgueiro encontrava-se vacante desde janeiro de 2022, quando seu primeiro bispo diocesano, Dom Magnus Henrique Lopes, foi transferido para a diocese de Crato. Neste período, a Igreja de Salgueiro esteve sob os cuidados do administrador diocesano, padre José Gilson da Costa.

Também a diocese de Cruz Alta estava vacante desde setembro de 2021, quando Dom Adelar Baruffi foi nomeado arcebispo de Cascavel (PR).

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou os novos bispos pelo ministério que lhes foi confiado.

Mons. José Vicente

Padre José Vicente Pinto de Alencar da Silva tem 65 anos de idade, dos quais 29 dedicados ao sacerdócio ministerial em Crato. É natural de Santa Fé em Crato (CE). Foi ordenado padre em 22 de janeiro de 1994, pelas mãos de Dom Newton Holanda Gurgel.

Em 2002, foi para Roma, na Itália, para estudar Ciências da Educação, na Pontifícia Universidade Salesiana, e Direito Canônico, na Pontifícia Universidade Lateranense.

O sacerdote retornou a Crato em 2008. Em 2010, assumiu como pároco da paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Crato. Quatro anos depois, foi nomeado vigário-geral da diocese de Crato, por Dom Fernando Panico. A função foi exercida até a transferência de Dom Gilberto Pastana de Oliveira, até então VI bispo diocesano de Crato, para a arquidiocese de São Luís (MA). No dia 20 de julho de 2021, foi eleito pelo Colégio dos Consultores para a função de administrador diocesano, na vacância da diocese de Crato.

Dom Nélio Domingos Zortea

Dom Nélio Domingos Zortea / Foto: Diocese de Jataí

Dom Nélio é natural de Iraí (RS) e tem 59 anos de idade. Além dos cursos de Filosofia e Teologia, tem extensão universitária em Psicologia da Educação na Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição, em Viamão.

Ordenado sacerdote em 12 de outubro de 1995, ocupou diversos cargos na arquidiocese de Cascavel. Em 2015, foi nomeado pelo Papa Francisco bispo para a diocese de Jataí, em Goiás.

A ordenação episcopal foi realizada no dia 30 de janeiro de 2016, em Cascavel. A posse foi no dia 13 de fevereiro do mesmo ano. Seu lema episcopal é “Segretatus in Evangelium Dei“, que significa “Escolhido para o Evangelho de Deus”.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo