NOMEAÇÕES

Papa nomeia novos bispos de Amargosa e Barra (BA)

Cônego Juraci Gomes e padre João Batista foram os escolhidos pelo Santo Padre para assumir o governo pastoral das respectivas dioceses

Da Redação, com CNBB

Cônego Juraci de Oliveira e padre João Batista Alves são os novos bispos das dioceses de Amargosa e Barra, na Bahia, respectivamente / Foto: Montagem

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 31, bispos para duas dioceses na Bahia: Amargosa e Barra. Tratam-se do cônego Juraci Gomes de Oliveira e do padre João Batista Alves do Nascimento, respectivamente.

A diocese de Amargosa estava vacante desde agosto de 2021. Atualmente, Monsenhor Juraci de Oliveira é o vigário geral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou o religioso, lembrando a visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel – celebrada nesta quarta-feira, 31.

“Neste dia da Festa da Visitação de Nossa Senhora, possa o exemplo de Maria, que ‘levantou-se e partiu apressadamente’ (cf. Lc 1, 39), ser motivador para sua missão, como nos ensina o Papa Francisco: Maria ‘levanta-se e põe-se em movimento, porque tem a certeza de que os planos de Deus são o melhor projeto possível para a sua vida’”, escreveu a presidência.

Leia mais
.: Dom Ricardo Hoepers é nomeado bispo auxiliar de Brasília (DF)

.: Papa nomeia novo bispo da diocese de Quixadá, no Ceará

Em Barra, o Santo Padre aceitou o pedido de renúncia de Dom Luiz Flávio Cappio, e nomeou o Monsenhor João Batista Alves do Nascimento como seu sucessor. O novo bispo atua como reitor do Santuário Bom Jesus da Lapa, na Bahia. A presidência da CNBB agradeceu a Dom Luiz Flávio Cappio pelo serviço pastoral realizado, e cumprimentou o novo bispo de Barra:

“Que Nossa Senhora, serva do Senhor perseverante na oração (cf. At 1, 12), fortaleça a sua constância e o coloque em práticas de hospitalidade, acolhimento, reconhecimento e de integração para com o povo de sua nova diocese”, declarou em comunicado.

Trajetória do Cônego Juraci Gomes de Oliveira

Juraci Gomes de Oliveira é filho de Vicente Gomes de Oliveira e Rita Maria de Alencar. Nasceu no dia 19 de agosto de 1956, em Catolé do Rocha (PB). Ingressou no Seminário dos Capuchinhos em Maceió (AL), onde concluiu o Ensino Médio. Depois, foi transferido para Natal (RN) e, mais tarde, para Recife (PE), onde cursou Filosofia e Teologia. A formação teológica foi concluída fora do seminário. Em 1987, retornou ao seminário, ingressando na Sociedade Joseleitos de Cristo, na cidade de Tucano (BA).

Sua ordenação presbiteral foi em 3 de novembro de 1990, na Igreja Matriz da paróquia Senhora Sant’Ana, na cidade de Tucano, pelas mãos de Dom Jackson Berenguer Prado, bispo emérito de Paulo Afonso (BA).

Padre Juraci é bacharel em Teologia, licenciado em Filosofia, e tem especialização em Espiritualidade Bíblica e mestrado em Teologia do Matrimônio e Família. O ministério sacerdotal foi exercido na arquidiocese de Salvador, após a exclaustração da Sociedade dos Joseleitos de Cristo, em dezembro de 1991, e a incardinação na arquidiocese Primaz do Brasil. Na capital baiana, foi pároco, administrador paroquial, capelão, orientador espiritual do Seminário Central da Bahia, assistente eclesiástico para a Renovação Carismática e o Grupo de Oração Terço dos Homens, vigário forâneo e vigário episcopal. Atualmente, exerce a função de vigário geral, entre outras.

Trajetória do Monsenhor João Batista Alves do Nascimento

João Batista Alves do Nascimento nasceu em 2 de março de 1972, em Jordânia (MG). Entrou no Seminário Beato Gaspar, em Bom Jesus da Lapa (BA) no ano de 1994. Fez seus estudos filosóficos na Universidade Católica do Salvador, em Salvador (BA), nos anos de 1995 a 1996. Entre 1998 e 2001 concluiu o curso de Teologia na Universidade Católica do Salvador, em Salvador (BA).

Foi ordenado padre em 16 de dezembro de 2001, na Catedral de Nossa Senhora das Vitórias, em Vitória da Conquista (BA). Entre as funções que exerceu em seu ministério presbiteral estão a de superior vice-provincial da Bahia, de 2011 a 2014; formador de seminaristas de Filosofia em Pituaçu, em Salvador (BA), de 2015 a 2018; reitor para o Santuário do Bom Jesus da Lapa, na Bahia, desde 2019. Atualmente, também é membro do Conselho dos Missionários Redentoristas da Bahia e do Conselho Presbiteral da diocese de Bom Jesus da Lapa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo