Igreja no Brasil

Papa nomeia bispos para dioceses de Almenara (MG) e Cametá (PA)

Ambas as dioceses estavam vacantes e acolhem agora os bispos nomeados pelo Papa Francisco

Da Redação, com CNBB

Padre José Hamilton (à esquerda) e padre Ivanildo / Foto: Montagem – CNBB

O Papa Francisco nomeou novos bispos para o Brasil nesta quarta-feira, 12. Padre José Hamilton de Castro, do clero de Guaxupé (MG), foi nomeado como bispo para a diocese de Almenara (MG). A outra nomeação é para o Norte do país: padre Ivanildo Oliveira Almeida, do clero de Imperatriz (MA), será o novo bispo da diocese de Cametá (PA).

A diocese de Almenara estava vacante desde agosto de 2022, quando Dom José Carlos Brandão Cabral foi transferido para a diocese de São João da Boa Vista (SP). Também a diocese no Norte oriental do Pará estava vacante, desde março de 2022, quando Dom José Altevir da Silva foi nomeado bispo prelado de Tefé.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saudou os novos bispos. Em nota assinada pela presidência da entidade, manifestou a alegria em acolher os novos bispos e os votos de um frutuoso ministério.

Trajetória do padre José Hamilton

Padre José Hamilton nasceu em 20 de abril de 1961 na cidade de Monte Santo de Minas Gerais (MG). Foi ordenado presbítero em 4 de maio de 1997, na cidade de Natal de Monte Santo (MG).

Em 1997, assumiu a função de vice-reitor do seminário São José em Guaxupé. Em 1998, assumiu a reitoria da Casa de Formação Presbiteral Nossa Senhora das Dores, em Pouso Alegre (MG), sendo formador de Teologia. De 1990 a 2000, assumiu a reitoria do seminário diocesano de Guaxupé (MG), sendo também vigário da paróquia da catedral.

De 2001 a outubro de 2007, foi pároco da paróquia São José em Machado (MG) e coordenador de Pastoral no setor Alfenas (MG). De outubro de 2007 a janeiro de 2013, foi pároco na paróquia São Sebastião em São Sebastião do Paraíso (MG), assumindo também a coordenação de pastoral do Setor Paraíso.

De fevereiro de 2013 a 2015, reassumiu a reitoria do seminário diocesano de São José em Guaxupé. De janeiro de 2016 a dezembro de 2018, foi vice-reitor da Casa de Formação Prebisteral Santo Antônio, situada em Pouso Alegre, formador de Teologia e vigário paroquial da paróquia São Sebastião, em Alfenas. Também fez parte do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores da diocese de Guaxupé.

Trajetória do padre Ivanildo Oliveira

Padre Ivanildo Oliveira Almeida nasceu no dia 25 de março de 1972, em Arame (MA). Entrou no Seminário Maior Santo Antônio, em São Luís (MA), no ano de 1994. Concluiu a faculdade de Filosofia em 1997 e, em 2001, terminou a Teologia, ambas as formações no Iesma. A ordenação presbiteral foi no dia 22 de dezembro de 2001. Até 2008, atuou em paróquias da diocese de Imperatriz, quando foi cursar mestrado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.

Em 2011, foi nomeado reitor do Seminário Maior Bom Pastor, na diocese de Imperatriz. Em 2012, começou a lecionar Direito Canônico no Iesma. Em 2013, foi nomeado vigário judicial do Tribunal Regional Eclesiástico do Maranhão. Atualmente, é diretor-geral do Instituto no qual estudou e é professor. Ele será o terceiro bispo diocesano de Cametá. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo