Informação foi divulgada pela Assessoria de Imprensa dos Frades Menores Capuchinhos da Província Religiosa “Sant’Angelo e Padre Pio”
Da redação, com Vatican News
Foi divulgada a Positio super virtutibus, novo passo na Causa de beatificação e canonização do Frei Daniele de San Giovanni Rotondo (no século Michele Natale), religioso leigo professo dos Frades Menores Capuchinhos e filho espiritual de Padre Pio.
Trata-se do resumo de toda a documentação recolhida durante o inquérito diocesano e tem por finalidade condensar os elementos essenciais de documentos e testemunhos, a fim de comprovar o exercício heroico, por parte do Servo de Deus, das virtudes teologais e cardeais, da humildade e da observância dos votos religiosos.
Para o caso do Frei Daniele Natale, ao final do inquérito diocesano foi necessário realizar ulteriores pesquisas documentais.
Positio super virtutibus
A Positio é composta por mais de 700 páginas e contém as partes introdutórias, o Summarium Testium, Summarium Documentorum, a Biografia documentada, o Informatio (demonstração fundamentada sobre as virtudes vividas por fr. Daniele), uma seção iconográfica, o Relatório da Comissão Histórica, o Voto dos censores teológicos expressos na fase diocesana sobre os escritos do Candidato à beatificação, a Declaratio de non cultu no túmulo.
Agora a Positio será entregue à Chancelaria da Congregação para as Causas dos Santos para ser estudada pela Comissão de Censores Teológicos. Superada a avaliação dos censores teológicos, se passará ao julgamento do Congresso dos Cardeais e Bispos da Congregação.
Próximos passos
No caso de um voto positivo por parte destes últimos, o Papa será convidado a assinar o Decreto sobre a heroicidade das virtudes, que confere ao Servo de Deus o título de “venerável”.
Os frades capuchinhos, submetendo-se com filial confiança ao juízo da Igreja, convidam os fiéis, devotos de São Pio de Pietrelcina e os admiradores de Frei Daniel, a elevar suas orações ao Senhor para obter a glorificação na terra deste exemplar filho de São Francisco.