No próximo ano

Universidade Lateranense abre especialização para "causas dos santos"

Curso irá formar postuladores ou colaborares no tratamento dos candidatos aos altares

Da redação, com Vatican News

/ Foto: Green Chameleon – Unsplash

É chamada de “a fábrica dos Santos” e pode ser uma bela denominação se entendida em um “sentido positivo”, ou seja, um lugar onde “se trabalha muito para chegar à apresentação séria e honesta de pessoas dignas” deste título. São observações do cardeal Marcello Semeraro, Prefeito da Congregação do Vaticano, que preside esta particular tarefa.

O fato é que saber enfrentar a grande quantidade de trabalho envolvido nesta “profissão” requer certas habilidades. Por isso, de acordo com o dicastério pontifício, a Universidade Lateranense decidiu fornecer um percurso de estudos adequado.

Leia também
.: As etapas de um processo de canonização
.: Como acontece a canonização de um santo?

Portanto, a partir do próximo ano acadêmico, terá início as atividades da Escola de Formação Avançada para as Causas dos Santos. Ao final de um curso de dois anos, será dado um diploma de especialização. Esta qualificação, explica a Universidade, permitirá aos estudantes aprender o trabalho de um postulador ou os instrumentos para poder colaborar em dioceses, institutos religiosos ou em outro nível da própria Congregação no complexo processo que, em seu auge, leva à definição de figuras-modelo de vida cristã, que sejam dignas de serem propostas pelo Papa para a veneração da Igreja.

As matérias de estudo

O novo curso absorve o curso anual anterior de Studium da Congregação para as Causas dos Santos, que João Paulo II estabeleceu em junho de 1984. Com objetivo semelhante, a especialização visa formar especialistas na área do ponto de vista teológico, histórico-agiográfico e normativo.

Leia mais
.: O que os santos fazem e fizeram para chegar até a santidade?

Agora, a pedido do Papa Francisco, a Universidade Lateranense se encarregará da formação dos que optarem por empreender o que a universidade define como “serviço”. Também neste caso, as matérias de estudo serão ligadas à teologia, à história da Igreja antiga, medieval e moderna, às instituições do direito canônico, aos “fundamentos teológicos e jurídicos da santidade canonizada”, à História do direito das causas dos santos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo