Viagem apostólica

Ternura marca o encontro do Papa com crianças na Hungria

Francisco visitou o instituto católico para pessoas com deficiências visuais e casa especial para crianças Beato Lázló Batthyány-Strattmann, em Budapeste

Da Redação, com Vatican News

Papa em visita privada às crianças do Instituto “Beato László Batthyány-Strattmann” / Foto: Vatican Media via Reuters

O Papa Francisco segue com a agenda de sua viagem à Hungria. Neste sábado, 29, depois da Missa privada na nunciatura apostólica, seu primeiro compromisso foi a visita ao Instituto católico para pessoas com deficiências visuais e casa especial para crianças Beato Lázló Batthyány-Strattmann, em Budapeste. Foi um encontro marcado pela emoção, familiaridade, ternura e muita música.

Acesse
.: Todas as notícias sobre a viagem do Papa à Hungria 

O Pontífice foi acolhido pelo diretor do centro que lhe mostrou algumas salas da estrutura. Enquanto se dirigia ao local do encontro, Francisco tocava e abençoava aqueles por quem passava pelos corredores.

Saudação do Papa

Já em meio às crianças e pessoas atendidas no Centro, Francisco ouviu várias canções: o canto da Ave-Maria, a oração de São Francisco, cantos de ação de graças. Por fim, um momento para a troca de presentes. Foi a Oração de São Francisco que inspirou as palavras espontâneas do Papa, marcadas sobretudo por agradecimentos.

“Muito obrigado a todos pelo acolhimento e ternura. Obrigado por suas canções, por seus gestos, (por) seus olhos. Obrigado, senhor diretor, porque quiseste começar este ato com a oração de São Francisco, que é um programa de vida, porque o Santo pede sempre a graça que onde não há algo, eu possa fazer algo; quando falta algo, eu possa fazer alguma coisa… Em um caminho da realidade como ela é, levar adiante, fazendo a realidade caminhar, isso é puro Evangelho. Jesus veio para levar a realidade como ela era e levá-la adiante. Teria sido mais fácil pegar as ideias, as ideologias e levá-las adiante sem levar em conta a realidade. Este é o caminho do Evangelho, este é o caminho de Jesus, e é isso que o senhor diretor quis expressar com a oração de São Francisco. Obrigado. E obrigado a todos vocês.”

Depois da oração do Pai-Nosso, o Santo Padre concedeu a sua bênção aos presentes. Antes de deixar o Centro, o Papa foi acompanhado pelo diretor até a sala de trabalhos no térreo, onde saudou os funcionários.

Ao deixar o Instituto, o Papa Francisco parou para saudar individualmente um grupo de cerca de 100 crianças e jovens de uma paróquia local que o esperavam na rua. Depois, seguiu para a Igreja de Santa Isabel da Hungria, para o encontro com os pobres e refugiados.

A história do instituto

O Instituto Beato László Batthyány-Strattmann está localizado no XII distrito da capital, em um prédio de vários andares. A estrutura tem capacidade para acolher – em sua creche e escola primária – crianças com deficiência visual ou com necessidades educativas especiais. Conta com profissionais de saúde mental, dos mais modernos instrumentos educativos e de fisioterapia, piscina e ginásio.

A Casa para Crianças com deficiência visual sempre foi dirigida pela Irmã Anna Fehér – a “Madre Teresa da Hungria”, como era chamada na década de 1980 -, até sua morte em 2021. Irmã Anna, pedagoga, também ela com deficiência visual, criou o Szent Anna Otthona para pessoas com deficiências visuais, na praça Batthyány, em um apartamento de apenas 100 metros quadrados. Esta Casa, não sendo suficientemente grande para acolher as tantas crianças necessitadas, foi transferida para a atual sede, maior, com capacidade para receber também crianças com deficiência visual e motora.

O trabalho do Instituto, graças à determinação e ao empenho de Irmã Anna, conseguiu dar novas esperanças e oportunidades a muitas crianças com deficiência. A Casa é administrada desde 2016 pela organização “Kolping”, dirigida pela Conferência Episcopal Húngara.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo