Palavra à imprensa

Papa Francisco saúda jornalistas no voo para Budapeste

Como de costume, Francisco saudou os 73 jornalistas e técnicos que o acompanham na viagem apostólica à Hungria

Da Redação, com Vatican News

Francisco cumprimentou os profissionais da imprensa durante o voo / Foto: Luca Zennaro – pool via REUTERS

“Boa viagem a todos” foi a saudação do Papa Francisco aos jornalistas que o acompanharam no voo de ida para Hungria nesta sexta-feira, 28. Já é uma tradição, nas viagens apostólicas, esta saudação do Pontífice aos profissionais da imprensa.

Acesse
.: Todas as notícias sobre a viagem do Papa à Hungria 

Ao todo, foram 73 jornalistas no voo, sendo oito húngaros e de outras dez nacionalidades. Francisco cumprimentou um a um, apertando as mãos e trocando palavras e brincadeiras.

A correspondente da agência polonesa PAP, em particular, agradeceu a Francisco pela defesa de João Paulo II que ele fez no Regina Coeli de 16 de abril passado. Na ocasião, o Papa se manifestou sobre as acusações contra João Paulo II em repercussão naqueles dias. “Inferências ofensivas e infundadas”, disse o Papa da janela do Palácio Apostólico durante o Regina Caeli. “Uma bobagem”, disse hoje à jornalista conterrânea do Papa Wojtyla.

Em seguida, o Papa respondeu com um sorriso às perguntas sobre sua saúde, depois de ter sido internado no Hospital Gemelli por causa de uma bronquite infecciosa. Ele agradeceu pelos vários presentes que recebeu dos jornalistas. Os mais significativos foram uma mamadeira de bebê e uma bússola. Eles foram entregues por Eva Fernández, jornalista espanhola da Radio Cope, conhecida pela singularidade e originalidade dos presentes oferecidos ao Pontífice em cada viagem apostólica.

A mamadeira e a bússola de hoje são uma lembrança do dramático naufrágio ocorrido em Cutro, na Calábria, em 26 de fevereiro passado, que causou a morte de mais de 80 pessoas. Uma tragédia pela qual o Papa expressou toda a sua dor.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo