TRAGÉDIA

Papa Francisco lamenta acidente de ônibus com imigrantes no Panamá

Por meio de um telegrama de condolências, o Santo Padre lamentou a morte de 39 imigrantes em um trágico acidente de ônibus

Da redação, com Vatican News

Equipes de resgate trabalham no local do acidente de ônibus que transportava migrantes no Panamá / Foto: Reuters

O Papa Francisco expressou, por meio de um telegrama, sua grande tristeza pela trágica morte de quase 40 migrantes em um acidente mortal de ônibus no Panamá. O telegrama de condolências foi enviado em seu nome pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, nesta quinta-feira, 16.

No telegrama, escrito em espanhol, o Santo Padre se uniu ao luto dos familiares e amigos dos falecidos e rezou pela rápida recuperação dos feridos. Francisco concluiu sua mensagem dando-lhes “uma sincera Bênção Apostólica, como sinal de esperança no Senhor Ressuscitado”.

O trágico acidente

De acordo com as autoridades, ao menos 39 imigrantes foram mortos e outros 20 ficaram feridos, quando o ônibus que se diriga à região oeste do Panamá caiu de um penhasco. Os migrantes haviam atravessado o Darien Gap vindos da Colômbia.

“A estrada é perigosa, então pensamos automaticamente em um acidente, mas não sabíamos que era tão grave quanto vimos”, disse um padre local à agência de notícias Reuters.

O presidente do Panamá, Laurentino Cortizo, disse, por meio de uma postagem no Twitter, que “esta notícia é lamentável para o Panamá e para a região”.

Em 2022, de acordo com a Reuters, um recorde de 248 mil migrantes cruzaram o Darien Gap, a maioria deles venezuelanos. Uma nova e, mais rigorosa, política de migração dos Estados Unidos resultou no retorno de muitos ao Panamá. Muitas vezes essas pessoas não podem pagar o transporte de volta à Venezuela.

Mais de 37 mil pessoas cruzaram o Darien Gap, de acordo com Juan Manuel Pino, Ministro de Segurança Pública do Panamá, e “o fluxo não vai parar”, acrescentou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo