Encontro com embaixador

Papa ao povo turco atingido pelo terremoto: "estou próximo de vocês"

Francisco enviou uma mensagem à população turca durante encontro com o novo embaixador da Turquia junto à Santa Sé

Da redação, com Vatican News

Papa escrevendo mensagem ao povo turco/ Foto: Vatican Media

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que o Papa Francisco recebeu em audiência na manhã desta quinta-feira, 16, o embaixador da Turquia, Ufuk Ulutaş, para apresentação de suas cartas credenciais. Na ocasião, o Pontífice dedicou as seguintes palavras à população turca atingida pelo terremoto:

“Neste momento de tanta dor, dirijo meus pensamentos e a minha oração ao nobre povo turco. Queridos irmãos e irmãs, estou próximo de vocês e rezo. Com afeto fraterno, Francisco”.

Telegrama

Já no dia do terremoto, em 6 de fevereiro, o Santo Padre havia enviado um telegrama ao núncio apostólico na Turquia, Dom Marek Solczyński. No texto, Francisco expressou seu pesar pelo grande números de mortos devido ao terremoto de magnitude 7.8. Na sequência manifestou seus sentimentos de proximidade e solidariedade no Angelus e na Audiência Geral.

No twitter, em 9 de fevereiro, deixou um apelo à solidariedade: “É hora de compaixão, é hora de solidariedade. Chega de ódio, chega de guerras e divisões que levam à autodestruição. Unamo-nos na dor, ajudemos quem sofre na #Turquia e #Síria, construamos a paz e a fraternidade no mundo”.

Leia também
.: Ajuda à Igreja que Sofre ativa fundo de emergência para a Síria
.: Escritórios destruídos não impedem ajuda da Caritas na Turquia e na Síria

Novo embaixador

Papa e novo embaixador da Turquia junto à Santa Sé/ Foto: Vatican Media

O novo embaixador da Turquia junto à Santa Sé, Ufuk Ulutaş, nasceu em İskenderun em 10 de outubro de 1980. Ele é casado e tem dois filhos.

É graduado em Ciência Política e Administração Pública pela Bilkent University, Türkiye (2002). Concluiu o Mestrado em Middle East Studies (Estudos do Oriente Médio) pela Ohio State University, EUA, em 2005, e o Doutorado em Relações Internacionais pela Yıdırım Beyazıt University, Türkiye, em 2016.

Exerceu, entre outros, os seguintes cargos: diretor de política externa da Fundação de Pesquisas Políticas, Econômicas e Sociais (SETA) (2017 – 2018); professor assistente da Faculdade de Ciências Políticas, no Departamento de Relações Internacionais da ASBU (desde 2018); presidente do centro de Estudos do Ministério dos Negócios Estrangeiros (2018 – 2022).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo