Tempo litúrgico

Mensagem do Papa para a Quaresma será apresentada nesta sexta

“Ascese quaresmal, itinerário sinodal” é o tema escolhido pelo Papa Francisco em sua mensagem para a Quaresma deste ano

Da Redação

Quaresma prepara a festa da Páscoa, ápice da fé católica / Foto: Bruno Marques – Canção Nova

A mensagem do Papa Francisco para a Quaresma deste ano será divulgada nesta sexta-feira, 17. Haverá uma coletiva de imprensa no Vaticano para apresentar o texto preparado pelo Santo Padre e quem tem como tema “Ascese quaresmal, itinerário sinodal”. A informação foi divulgada pela Santa Sé nesta terça-feira, 14. 

Participarão da entrevista coletiva o prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, Cardeal Michael Czerny, S.I.; o responsável da comunidade pastoral Nossa Senhora de Lourdes em Lecco, na Itália, Dom Walter Magnoni, e a presidente da Ajuda à Igreja que Sofre Itália, Sandra Sarti.

A Quaresma é o tempo litúrgico vivido pela Igreja em preparação para a Páscoa, ápice da fé católica. Trata-se de um período marcado pelo tripé da oração, jejum e caridade, vivido em ato de penitência e recolhimento. O período começa na Quarta-Feira de Cinzas, que em 2023 será na próxima semana, 22. 

Anualmente, Francisco redige uma mensagem que serve como auxílio aos fiéis nesse caminho de 40 dias antes da festa da Páscoa. No ano passado, a temática foi inspirada na carta de São Paulo aos Gálatas: “Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos” (Gal 6, 9-10a).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo