JMJ 2019

Relembre como foram os dias do Papa Francisco no Panamá

Terminou neste domingo, 27, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e a viagem do Papa Francisco ao Panamá. O encontro que acolheu desde terça-feira, 22, mais de cem mil jovens de 155 países, contou com a presença do Santo Padre em praticamente todo o evento.

O Pontífice chegou ao país já na quarta-feira e participou de vários compromissos com a juventude. Foram dias intensos de encontro, com um destaque especial para a Via sacra e a Vigília.

Veja abaixo um resumo de como foram esses dias do Papa no país:

Chegada ao Panamá:

Papa Francisco chega ao Panamá para a JMJ 2019 / Foto: REUTERS/Henry Romero

O Papa Francisco chegou ao Panamá na quarta-feira, 23, para a sua vigésima sexta viagem internacional. Depois de quase 13 horas de voo, o Papa desceu do avião acolhido por dois mil jovens. Um momento de festa sem discursos oficiais, somente os hinos oficiais do Vaticano e do Panamá. Acesse.

Encontro com autoridades:

Papa Francisco durante encontro com autoridades no Panamá/ Foto: REUTERS/ Alessandro Bianchi

No dia seguinte, Francisco discursou às autoridades panamenses. O Pontífice refletiu sobre um Panamá de “convocação” e “sonho”. Acesse.

Encontro com os bispos:

Papa Francisco fala aos bispos da América Central, reunidos no Panamá / Foto: Vatican Media

No discurso do Papa aos bispos da América Central na quinta-feira, 24, Francisco recordou São Óscar Romero, canonizado em outubro de 2018, e pediu aos bispos proximidade ao povo e aos sacerdotes. Acesse.

Cerimônia de acolhida da JMJ:

Papa fala aos jovens na cerimônia de acolhida da JMJ 2019 no Panamá; evento tem tema mariano / Foto: Vatican Media

A Cerimônia de Acolhimento e Abertura da JMJ, contou com um discurso do Papa Francisco centrado no poder que a Jornada da Juventude traz à Igreja e aos jovens fiéis. Acesse.

Liturgia penitencial:

Papa Francisco ouve a confissão de um preso em um centro de detenção juvenil em Pacora, Panamá/ Foto: REUTERS/ Alessandro Bianchi

Ao visitar os jovens detentos do Centro de Detenção Juvenil Las Garzas de Pacora, no Panamá, o Papa presidiu na sexta-feira, 25, uma Liturgia Penitencial e lembrou que Jesus nunca teve medo de se aproximar daqueles que, por inúmeras razões, carregavam o peso do ódio social. “Cada um de nós é muito mais do que os rótulos que nos dão. Assim Jesus no-lo ensina e convida a acreditar. O seu olhar desafia-nos a pedir e procurar ajuda para percorrer os caminhos da superação”, destacou. Leia mais.

Via Sacra:

Papa durante a Via-sacra da JMJ 2019/ Foto: REUTERS/ Alessandro Bianchi

Na Via Sacra com os jovens, na noite de sexta-feira, 25, o Pontífice reafirmou que o caminho de Jesus para o Calvário é um caminho de sofrimento e solidão que continua nos dias atuais. Leia mais.

Missa de dedicação do altar da Cátedra-Basílica de Santa Maria la Antigua:

Papa Francisco espalha o Óleo do Crisma no altar da Catedral-Basílica de Santa Maria / Foto: Reprodução Vatican News

Em seu penúltimo dia no Panamá, o Papa Francisco celebrou, no sábado, 26, uma Missa na Catedral Basílica de Santa Maria la Antígua palco de grandes eventos eclesiásticos no país. Acesse.

Vigília com os jovens:

Papa durante a Vigília com os jovens na JMJ 2019 / Foto: VaticanMedia

Uma verdadeira festa feita de oração, cantos, danças, testemunhos e reflexão: assim foi a vigília que se realizou no Campo São João Paulo II com os jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Panamá. Leia mais:

Missa de envio:

Missa de encerramento da JMJ no Panamá./ Foto: Reuters- Henry Romero

Na manhã deste domingo, 27, o Papa Francisco celebrou a Missa de encerramento da JMJ, no Campo João Paulo II. Em sua homilia, o Pontífice lembrou aos jovens que eles não são o futuro, mas o agora de Deus e motivou-os a realizar o sonho que o Senhor sonhou para cada um deles. Acesse.

Angelus:

Papa Francisco no Ângelus deste domingo, no Panamá./ Foto: Reprodução Vatican News

O tradicional Angelus do Papa aconteceu no Lar do Bom Samaritano Juan Díaz. Ali o Papa afirmou que o Bom Samaritano entendeu que a indiferença fere e mata e mostra a todos que o próximo é, antes de tudo, uma pessoa, alguém com o rosto concreto e real, e não qualquer coisa a deixar para trás ou ignorar, seja qual for a sua situação. Leia mais.

Encontro com voluntários e despedida:

Papa Francisco despede-se do Panamá / Foto: REUTERS/Henry Romero

Após dias de atividades e encontros com os jovens na Jornada Mundial da Juventude 2019, o Papa Francisco despediu-se do Panamá neste domingo, 27. Antes da partida, o último compromisso de Francisco foi o encontro com os voluntários da JMJ. Acesse.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo