Proximidade e ação

Papa envia ajuda para populações de Turquia e Síria

Através do departamento vaticano para o Serviço da Caridade, Papa Francisco enviou ajuda para as populações afetadas pelo terremoto na Turquia e Síria

Da Redação, com Vatican News

Visão geral de escombros e danos após terremoto em Hatay, Turquia – 15 de fevereiro de 2023 / Foto: REUTERS/Clodagh Kilcoyne

Além do apoio espiritual, na proximidade da oração, o Papa Francisco envia uma ajuda às populações de Turquia e Síria atingidas pelo terremoto. Nesta quarta-feira, 15, um navio partiu do porto de Nápoles com destino a Iskenderum, na Turquia, levando ajuda do governo italiano, de ONGs e também do Papa.

Leia também
.: Papa renova seus pedidos por preces por vítimas de terremoto
.: Igreja envia ajuda para atingidos pelo terremoto na Turquia e Síria

Através da Esmolaria Apostólica, estão sendo enviadas 10 mil camisetas térmicas. O próprio prefeito do departamento vaticano para o Serviço da Caridade, Cardeal Konrad Krajewski, levou, ontem, as doações para a cidade ao sul da Itália. As roupas são destinadas ao campo de refugiados de Kilis, na Turquia, a 50 km de Gaziantep e a 60 km da cidade síria de Aleppo. A distribuição será confiada aos agentes da Fundação Rava, que está presente na região há algum tempo e fornece alimento e abrigo a milhares de pessoas que ficaram sem-teto.

O campo, nos últimos anos após o início da guerra na Síria, se expandiu para acolher cerca de 60 mil refugiados, mas muitos outros vivem em campos improvisados. O terremoto, como era de se esperar, agravou a situação e centenas de pessoas estão se juntando às famílias refugiadas lá.

Para a Síria, segundo o Cardeal Krajewski, o Papa enviou, através do Dicastério para o Serviço da Caridade, uma ajuda econômica à nunciatura apostólica. A ajuda será para apoiar a população já exausta por tantos anos de guerra e agora pelo devastador terremoto.

Assista também: Mais jovens são retirados com vida dos escombros na Turquia e Síria

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo