‘‘ITINERÁRIO DE CONVERSÃO’’

Papa Francisco envia mensagem para Campanha da Fraternidade 2024

Pontífice define iniciativa como “itinerário de conversão” e pede por fraternidade universal que favoreça vida em sociedade sem perder de vista o Céu

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Foto: Reprodução CNBB no YouTube

O Papa Francisco enviou uma mensagem para a Campanha da Fraternidade 2024. O texto foi publicado nesta Quarta-feira de Cinzas, 14, data de início da campanha promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em todo o país.

O Santo Padre escreve que, “ao iniciarmos, com jejum, penitência e oração, a caminhada quaresmal”, se une aos bispos brasileiros em ação de graças pelo aniversário de 60 anos da Campanha da Fraternidade. Ele a define como “um itinerário de conversão que une fé e vida, espiritualidade e compromisso fraterno, amor a Deus e amor ao próximo, especialmente àquele mais fragilizado e necessitado de atenção”.

Por uma fraternidade universal

O tema da Campanha deste ano é “Fraternidade e Amizade Social”, e foi inspirado na Carta Encíclica Fratelli Tutti, escrita por Francisco e publicada em outubro de 2020. Baseado nisso, o Papa recorda que, como irmãos, todos são convidados a “construir uma verdadeira fraternidade universal que favoreça a nossa vida em sociedade e a nossa sobrevivência sobre a Terra, nossa Casa Comum, sem jamais perdermos de vista o Céu, onde o Pai nos acolherá a todos como seus filhos”.

Leia mais
.: Papa recebe presidência da CNBB e pede promoção da fraternidade

O Pontífice sinaliza que, infelizmente, ainda há no mundo muitas sombras, e lembra a necessidade de “alargar os nossos círculos para chegarmos àqueles que, espontaneamente, não sentimos como parte do nosso mundo de interesses”.

Superar as divisões

Prosseguindo, o Santo Padre expressa seu desejo que a Igreja no Brasil obtenha bons frutos no caminho quaresmal. “Faço votos que a Campanha da Fraternidade, uma vez mais, auxilie às pessoas e comunidades dessa querida nação no seu processo de conversão ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, superando toda divisão, indiferença, ódio e violência”, registra.

Por fim, Francisco conclui sua mensagem invocando os cuidados de Nossa Senhora Aparecida e concedendo a Bênção Apostólica a todos os brasileiros, especialmente àqueles que se empenham pela fraternidade universal.

Confira a mensagem na íntegra no vídeo a seguir:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo