EPISCOPADO

Papa aceita pedido de renúncia do arcebispo de Cascavel (PR)

Dom Adelar Baruffi estava à frente da arquidiocese desde 2021 e solicitou a renúncia por motivos de saúde; bispo emérito de Montenegro (RS) assume como Administrador Apostólico

Da Redação, com CNBB e Arquidiocese de Cascavel

O Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia do arcebispo de Cascavel (PR), Dom Adelar Baruffi, nesta segunda-feira, 12. O religioso, de 54 anos, fez a solicitação por motivos de saúde.

A presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu uma nota agradecendo a Dom Adelar pelo seu ministério episcopal. “Com toda a certeza, em seu ministério, o senhor foi um modelo na palavra, na conduta, no amor, na fé e na pureza”, registra o texto.

O Dicastério para os Bispos publicou que o Papa Francisco escolheu o bispo emérito de Montenegro (RS), Dom Paulo Antônio de Conto, como Administrador Apostólico da Arquidiocese de Cascavel. Trata-se de um bispo designado pelo Santo Padre para governar uma diocese no período de sede vacante. O bispo auxiliar da arquidiocese, Dom Aparecido Donizeti de Souza, segue em sua função.

Trajetória

Natural de Coronel Pilar, Adelar Baruffi é o segundo dos três filhos de Iraci e Melíbio Baruffi. Ele ingressou no seminário aos 15 anos e formou-se em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Recebeu a ordenação presbiteral em 22 de janeiro de 1995.

Alguns anos depois, foi nomeado bispo pelo Papa Francisco em 17 de dezembro de 2014. Sua ordenação episcopal foi realizada no dia 07 de março de 2015, no Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Bento Gonçalves (RS), sendo empossado bispo de Cruz Alta no dia 15 de março. Em 22 de setembro de 2021, foi nomeado arcebispo para a Arquidiocese de Cascavel, tomando posse em 31 de outubro daquele ano.

Dom Adelar é mestre em Teologia e especialista em Espiritualidade pela Pontifícia Faculdade Teológica Teresianum, em Roma. Como bispo, Dom Adelar foi Referencial do Serviço de Evangelização da Juventude no Regional Sul 3.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo