Contribuição da visita

Colômbia: Papa ajudará a fechar chagas abertas, opina bispo do Celam

Colômbia vive processo de paz, mas existem cicatrizes profundas ainda mal curadas, diz bispo da presidência do Celam

Kelen Galvan
Da redação

A chegada do Papa Francisco à Colômbia, nesta quarta-feira, 6, está sendo muito esperada pelos colombianos. Após mais de 30 anos sem receber a visita de um Pontífice, o país se prepara para acolher o Santo Padre por cinco dias.

Segundo dados do Anuário Pontifício 2017 e do Anuário Estatístico Eclesial 2015, da Santa Sé, a Colômbia é o sétimo país na lista de maior número de católicos no mundo, com 45,3 milhões de fiéis.

“Certamente o povo colombiano vai receber com muito carinho esse papa latino-americano”, afirmou o segundo vice-presidente do Conselho Episcopal da América Latina e do Caribe (CELAM), Dom José Belisário, arcebispo de São Luís do Maranhão (MA)

Dom José Belisário é o segundo vice-presidente do Conselho Episcopal da América Latina e do Caribe (CELAM) e arcebispo de São Luís (MA) / Foto: Arquivo Canção Nova

O bispo, que já está na Colômbia para a visita de Francisco, destacou que nesta quinta-feira, 7, o Papa terá um encontro reservado com a direção do Celam. Ele acredita que o Santo Padre aproveitará a oportunidade para tocar em assuntos de muito interesse, não só para a Igreja na Colômbia, mas de todo o continente.

Processo de construção social

Dom Belisário conta que a Colômbia se parece um pouco com o Brasil, pois de um lado, é um país dinâmico com uma indústria e uma agricultura produtivas e modernas, mas por outro lado, é socialmente desigual, herdeira de uma história de colonialismo, de escravidão e de massacre dos habitantes originais.

Nesse sentido, ele espera que a visita do Papa Francisco “ajude a esse país irmão no processo da construção de uma sociedade pluralista e mais justa, onde haja lugar para todos”.

O bispo espera ainda que a viagem do Pontífice possa contribuir para a realidade que a Colômbia vive atualmente.

“A sociedade colombiana está muito polarizada. A guerrilha – ou melhor, as guerrilhas, no plural – e a repressão contra elas por parte das forças armadas deixaram cicatrizes profundas e ainda não bem curadas. Acho que, especialmente através de alguns gestos, essa visita do Papa ajudará a fechar essas chagas ainda abertas”.

Leia também
.: Viagem do Papa à Colômbia será tempo de graça e bênção, diz cardeal
.: Organizador da visita do Papa à Colômbia destaca sinal de reconciliação

Reconciliação Nacional

Após mais de 50 anos de conflitos internos, a Colômbia vive hoje um processo de reconciliação nacional, com um acordo de paz já consumado com as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e outro em andamento com o Exército de Libertação Nacional.

O segundo vice-presidente do Celam lembra que, ao longo desses anos de conflito, a Igreja na Colômbia sempre marcou presença, também nas zonas conflagradas, e algumas vezes, passando por momentos delicados. “Não podemos nos esquecer que, para se chegar a esse acordo de paz que se está construindo, está sendo muito importante a intermediação da Igreja”.

Dom Belisário afirma ainda que o que está acontecendo na Colômbia serve de exemplo para todos. “Assim como os colombianos, nós, habitantes deste continente com tantas contradições e conflitos, temos que olhar para frente e esquecer as mágoas passadas. É preciso evitar polarizações desnecessárias e o perdão, as anistias são necessários. Sem perdão, não progrediremos na construção de uma sociedade mais justa e fraterna”, finalizou.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo