Expectativa

Viagem do Papa à Colômbia será tempo de graça e benção, diz cardeal

Francisco visitará a Colômbia de 6 a 11 de setembro; arcebispo de Bogotá pede que fiéis se preparem com oração e partilha fraterna

Da Redação, com Rádio Vaticano

Logo da viagem do Papa à Colômbia / Divulgação

A Colômbia vive um clima de expectativa para a chegada do Papa Francisco no próximo mês de setembro. O arcebispo de Bogotá e primaz do país, Cardeal Rubén Salazar Gómez, disse que a visita do Pontífice será um tempo especial de graça e de benção. 

“Sem dúvida, sabemos que será para todo o país um tempo de graça e de benção num momento crucial de sua história e, especialmente, para nós católicos, um tempo para fortalecer nossa adesão ao Senhor Jesus Cristo, para reavivar a esperança em meio às dificuldades próprias da nossa existência e do caminho que a cidade e o país estão percorrendo”, escreveu o cardeal em carta aos moradores de Bogotá. 

Cardeal Salazar destacou também que Francisco vai confirmar os fiéis na fé, uma vez que, com seus gestos e palavras, dará testemunho do amor misericordioso do Pai, manifestado em Cristo e infundido nos corações pelo Espírito Santo. “Igualmente, nos convidará a descobrir a presença e a ação de Deus em nossos corações e na história da nossa pátria, de modo a agir com maior decisão e generosidade”.

O arcebispo de Bogotá convida os fiéis a abrir os corações, preparando-se para a visita com a oração, a reflexão e a partilha fraterna. Ele acredita que, desse modo, a visita do Papa não será apenas um momento, mas um acontecimento que vai deixar rastros profundos nas famílias, nas comunidades e no país como um todo, que vive um tempo decisivo para seu futuro. 

Para a visita, serão realizadas diversas atividades preparatórias nas paróquias e nos espaços onde se proclama e vive o Evangelho. Cardeal Salazar pede que os fiéis participem dessas atividades e acolham o Santo Padre pelas ruas da cidade, de modo especial, pediu que participem da Missa que Francisco vai presidir no parque Simón Bolívar em 7 de setembro. 

“Oremos juntos ao Senhor para que a visita do Santo Padre nos contagie com o frescor do Evangelho e, assim, possamos ‘ser testemunhas da misericórdia’”, conclui o Primaz da Colômbia.

Confira também
.: Apresentado papamóvel que Francisco usará na viagem à Colômbia

Sobre a viagem

Papa Francisco vai visitar a Colômbia de 6 a 11 de setembro próximo. Estão inclusas em seu roteiro quatro cidades: Bogotá, Villavicencio, Medellín e Cartagena. Na programação, Missas, encontros com religiosos e uma oração pela reconciliação nacional.

Acesse
.: Programação da viagem do Papa

Para a visita de Francisco, os bispos colombianos já lançaram um apelo de paz. A presidência da Conferência Episcopal do país pediu ao governo e à guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) que cheguem a um cessar-fogo.

Os jovens também estão sendo preparados de modo especial para a visita. A Conferência Episcopal colocou à disposição um livro preparativo; o material é uma ferramenta para que os jovens alcancem um maior proveito durante a visita apostólica.

 

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo