Expectativa

Organizador da visita do Papa à Colômbia destaca sinal de reconciliação

Expectativa é grande para a chegada de Francisco ao país; segundo diretor executivo da viagem, é um sinal de reconciliação para todos

Da Redação, com Rádio Vaticano em italiano

Logo da viagem do Papa à Colômbia / Foto: Divulgação

Faltam 15 dias para a visita do Papa Francisco à Colômbia, programada para o período de 6 a 11 de setembro. Uma viagem inserida no contexto da renovação do caminho de paz para o país, devastado por décadas pela guerra civil.

O diretor executivo da visita apostólica, Monsenhor Fabio Suescún Mutis, comenta a expectativa no país que entra na reta final para acolher o Papa. “O Papa estará conosco! Temos o grande desejo que a visita do Papa possa fazer tanto bem aos nossos corações e ao futuro da Colômbia”, afirma.

A viagem tem como tema “Demos o primeiro passo”, simbolizando justamente esse caminho de renovação na Colômbia. Segundo Monsenhor Fabio, dar o primeiro passo é uma decisão que se toma na vida; quem dá o primeiro passo toma a decisão de deixar uma situação que não lhe convém e embarcar em um caminho rumo ao futuro com fé e esperança.

“A Colômbia precisa dar o primeiro passo para deixar para trás de si a situação de violência e de injustiça e que todos estejam dispostos à reconciliação e à reconstrução de um país novo com Jesus Cristo”, acrescentou.

Confira também
.: Viagem do Papa à Colômbia já tem hino oficial
.: Viagem do Papa à Colômbia será tempo de graça e benção, diz cardeal
.: Na viagem à Colômbia, Papa beatificará sacerdotes colombianos

A visita do Papa é expressiva não só para a Colômbia, mas de modo geral para toda a América Latina que sofre com a violência em tantas áreas, como na Venezuela. “É um momento de graça, é um presente de Deus para que os nossos povos latino-americanos façam reviver aquela fé que recebemos, que temos como um tesouro, mas que devemos tornar uma realidade na busca da justiça, na busca da reconciliação e com a preocupação pelo bem comum”.

Francisco chega à Colômbia na quarta-feira, 6, onde haverá uma cerimônia de boas vindas. Seu primeiro compromisso será na quinta-feira, 7, o encontro com as autoridades seguido da visita de cortesia ao presidente do país, Juan Manuel Santos.

Um dos momentos mais aguardados da viagem será o Encontro de Oração pela Reconciliação Nacional, no Parque Las Malocas, onde o Papa vai fazer um discurso. Este evento será na sexta-feira, 8. Confira a programação completa da viagem.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo