Preparando o coração

Novena prepara fiéis colombianos à espera da visita do Papa

Iniciativa de oração foi elaborada pelo comitê executivo da visita papal

Da Redação, com site oficial da visita

Faltam menos de 15 dias para a visita do Papa Francisco à Colômbia e os fiéis colombianos já podem ir preparando os corações para receber o Pontífice. A Conferência Episcopal do país e o Comitê Executivo da visita papal convidam todos a participar de uma novena em preparação à chegada do Papa.

O início da novena será em 28 de agosto e se estende até 5 de setembro, véspera da chegada do Papa ao país. Em cada dia, serão abordados diferentes valores e virtudes cristãs que devem ser fortalecidos em todo o país.

A novena foi elaborada pelo Comitê da visita e traz um tema central para cada dia de oração, segundo explicou o secretário-adjunto da Conferência Episcopal, padre Juán Álvaro Zapata, que é diretor do Comitê Teológico Pastoral da visita.

Os temas são: 1- “Dar o primeiro passo”, 2- “Vivamos a unidade em família”, 3- “Os jovens, um futuro com esperança?”, 4- “O chamado de Jesus”, 5- “A reconciliação está em construção”, 6- “O perdão é possível”, 7- “Bem-aventurados os que trabalham pela paz”, 8- “dar razão de nossa esperança”, 9- “O Papa Francisco, se coloca em caminho como Maria”.

Segundo a Conferência Episcopal, este momento de reflexão recorda a cada colombiano que a visita do Sucessor de Pedro revitaliza, com sua mensagem, uma Igreja em saída missionária, e recorda o compromisso de dar testemunho de fé e esperança, em meio a um povo que é alegre, entusiasta e solidário, mas sofre violência e injustiça. “A visita do Papa deve entusiasmar o coração dos colombianos para se comprometerem com o anúncio do Evangelho”.

Leia também
.: Colômbia: iniciativa chamará atenção do Papa para violência contra a mulher
.: Organizador da visita do Papa à Colômbia destaca sinal de reconciliação
.: Na viagem à Colômbia, Papa beatificará sacerdotes colombianos

Visita do Papa

A viagem do Papa Francisco à Colômbia será de 6 a 11 de setembro e inclui no roteiro quatro cidades colombianas: Bogotá, Medelin, Villavicencio e Cartagena.

Na programação, estão encontros com as autoridades, bispos locais e também com o comitê diretor do Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano). Em Villavicencio, o grande Encontro de Oração pela Reconciliação Nacional, no Parque Las Malocas. Nas quatro cidades, Francisco presidirá uma celebração eucarística.

Acesse aqui a programação completa da viagem. 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo