Estado em risco

OMS considera estado de SP como área de risco para febre amarela

O motivo é o aumento no número de casos da doença desde o fim de 2017

Da redação, com informações da OMS

Devido ao crescimento no número de casos de febre amarela no estado de São Paulo desde o fim de 2017, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a considerar todo o estado como área de risco para a doença. Com esta resolução, a Organização recomenda que todos os viajantes internacionais que visitam quaisquer áreas do estado ― seja o litoral ou a Região Metropolitana ― sejam vacinados.

A vacina deve ser tomada dez dias antes da viagem programada. Ainda segundo a OMS, desde dezembro de 2016 foram registradas ocorrências de febre amarela em macacos em 21 estados brasileiros e no Distrito Federal, com 788 casos em humanos, dos quais 265 resultaram na morte do doente.

Saiba mais
.: Febre amarela: SP, RJ e BA vão adotar dose fracionada da vacina

Atualmente, a vacina para viajantes internacionais é recomendada também para os estados das Regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Maranhão, além de partes dos estados da Região Sul, Bahia e Piauí. A vacinação deve ser feita ao menos dez dias antes da viagem.

Macaco não transmite a doença

Os mosquitos Haemagogus e Sabethes são os responsáveis por transmitir a doença e não os macacos. Os mosquitos costumam circular nas copas das árvores, local de repouso preferidos dos macacos. Por isto, quando infectados e mortos, indicam que o vírus está em circulação no local. Os macacos são tão vítimas dos mosquitos quanto o ser humano e não transmitem a doença ao homem.

Confira os principais sintomas e dúvidas acerca da doença no quadro a seguir:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo