Precaução

Parques em SP são fechados após morte de macacos por febre amarela

Prefeitura da Capital decidiu fechar mais dez parques após registrar a morte de outros dez macacos

Da redação, com Prefeitura de SP

Após confirmar a morte de dez macacos por febre amarela em Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, a prefeitura paulistana decidiu, por medida de precaução, fechar mais dez parques urbanos por tempo indeterminado. Desde outubro, a visitação a alguns parques já havia sido restrita pelo mesmo motivo. 

O critério para adotar esta medida baseou-se nos distritos próximos de Itapecerica da Serra, tais como Jardim Ângela, Parelheiros, Capão Redondo, Jd. São Luis e Cotia, além das áreas de cobertura de vacinação.

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) recomenda também que não se utilize as dependências do Parque Linear Parelheiros, Feitiço da Vila, Sapé e do Juliana de Carvalho Torres (COHAB Raposo Tavares).

Parques lineares, segundo a prefeitura, não possuem delimitação física, motivo pelo qual é feita a recomendação de não visitação.

Saiba mais
.: Começa vacinação contra a febre amarela no sul da capital paulista

Campanhas de vacinação estão sendo organizadas na Zona Oeste, Sul e Norte de São Paulo. Somente na Zona Norte, até terça-feira, 19, mais de 1,1 milhão de doses já haviam sido aplicadas. A Secretaria Municipal da Saúde esclarece que não há confirmação de caso humano de febre amarela silvestre ou urbana, adquirido no município de São Paulo.

Macaco não transmite a doença

Os mosquitos Haemagogus e Sabethes, que transmitem a doença, costumam circular nas copas das árvores, local de repouso preferidos dos macacos. Por isto, quando infectados e mortos, indicam que o vírus está em circulação no local.

“O ataque do mosquito à fauna é um alerta para podermos conter o avanço da doença e evitar que ela chegue ao ser humano. Os primatas atingidos são apenas vítimas da doença, pois não a transmitem ao homem. Pedimos que a população nos informe a presença de animais doentes ou mortos e jamais matem nossos animais”, afirmou Juliana Summa, diretora da Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo