Saúde

Rio tem quatro casos de febre amarela confirmados este ano

Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro recomenda aos moradores do estado que procurem um posto de saúde para a imunização

Da redação, com Agência Brasil

Municípios do Rio de Janeiro, que fazem divisa com os estados do Espírito Santo e de Minas Gerais, são considerados áreas de risco para a doença /Foto: Reprodução Agência Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou nesta segunda-feira, 15, a ocorrência de mais dois casos de febre amarela em humanos no território fluminense. Dois moradores de Valença, no centro-sul do estado, morreram após contrair a doença. Com isso, chega a quatro o número de casos confirmados e a três, o de mortos pela doença este ano. A outra morte foi em Teresópolis, na região serrana.

Leia mais
.: Duas pessoas morreram por febre amarela no interior de São Paulo
.: Febre amarela: SP, RJ e BA vão adotar dose fracionada da vacina
.: Sete milhões de pessoas devem ser vacinadas contra febre amarela no estado de São Paulo

Em nota, a secretaria informou que vem adotando medidas preventivas. Segundo a secretaria, antes de serem registrados os primeiros casos no território fluminense, teve início a criação de cinturões de bloqueio, recomendando-se a vacinação contra a febre amarela principalmente em municípios da divisa com os estados do Espírito Santo e de Minas Gerai, considerados áreas de risco para a doença.

Leia também
.: Governo decidiu oferecer doses fracionadas da vacina contra febre amarela
.: São Paulo receberá 1 milhão de doses da vacina contra febre amarela
.: Parques em SP são fechados após morte de macacos por febre amarela

“Vale destacar que, desde julho do ano passado, todos os 92 municípios do estado [do Rio] já estão incluídos na área de recomendação da vacina e a campanha de vacinação permanece”, diz a nota. A secretaria acrescenta que os casos registrados até agora são do tipo silvestre, transmitido pelas espécies de mosquito Haemagogus e Sabeths, presentes em áreas de mata. A nota ressalta que não há registro da forma urbana da doença, transmitida pelo Aedes aegypti, desde 1942 no país.

De acordo com a secretaria, as pessoas que ainda não se vacinaram devem buscar o posto de saúde mais próximo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo