Igreja São José fica no centro de Belo Horizonte; anúncio foi feito por Dom Walmor no dia do santo
Da redação, com Arquidiocese de Belo Horizonte
Nesta sexta-feira, 19, Dia de São José, a igreja dedicada ao santo em Belo Horizonte foi elevada a Santuário Arquidiocesano.
O anúncio foi feito pelo arcebispo Dom Walmor Azevedo durante a celebração, que teve a presença de padres da arquidiocese e de religiosos redentoristas. A Igreja de São José foi inaugurada há mais de um século e fica no centro da capital.
Dom Walmor anunciou solenemente a criação do Santuário durante a sua homilia, lembrando que o dia 19 de março, Festa de São José, tem luminosidade especial.
Leia também
.: “Invocar sempre São José, principalmente em momentos difíceis”, diz Papa
Patrono da Igreja
“Nossos olhos se voltam a São José, há 150 anos reconhecido patrono da Igreja”. O arcebispo sublinhou que o pai adotivo de Jesus é obediente. E que o santo fez tudo para salvar a vida de Maria e de Jesus, oferecendo-se por amor.
“Este deve ser o nosso caminho, a nossa escola, tudo fazer por amor”.
O Santuário Arquidiocesano São José deve ser cada vez mais, conforme orientou Dom Walmor, escola de amor, a serviço da evangelização.
“A elevação da Igreja São José a Santuário é presente ao Povo de Deus, sinal de esperança”, disse.
Leia também
.: Ano de São José concede benefícios espirituais aos fiéis
.: No mês de São José, professor Felipe Aquino destaca virtudes do santo
.: Paróquia e devotos relatam iniciativas de celebração do Ano de São José
Ano da Família
O Arcebispo ainda lembrou que a Festa de São José marca a abertura do Ano da Família, inspirando os fiéis a fazerem da própria casa uma verdadeira Igreja.
“Nossa Igreja nasceu de casa em casa, antes de nos congregarmos nos templos”.
Pandemia
Neste dia 19 de março, o novo Santuário Arquidiocesano não pôde receber a multidão de fiéis, em peregrinações que a cada ano escrevem a sua história. A pandemia, com a necessidade de se respeitar o distanciamento social, para salvar vidas, evitando a propagação da covid-19, exige que os fiéis acompanhem os momentos de oração de suas casas, a partir dos meios de comunicação.
O Arcebispo sublinhou que a Festa do Padroeiro, neste 19 de março, é celebrada em meio a luto e sofrimentos provocados pela pandemia de covid-19. E é delicadeza da Igreja, no Ano de São José, convocado e proclamado pelo Papa Francisco no dia 8 de dezembro de 2020, reacender no povo a confiança e a esperança em Deus.
“Nesta confiança, enxergar novos rumos, para conquistarmos novas respostas ante os desafios deste tempo”.