Devoção

Paróquia e devotos relatam iniciativas de celebração do Ano de São José

Conheça as iniciativas da Paróquia São José, da diocese de Taubaté (SP) e de fiéis que já vivem intensamente o Ano de São José

Julia Beck
Da redação

Em Tremembé, paróquia dedicada a São José já tem guia das pastorais e calendário paroquial dedicado ao Ano de São José /Foto: Arquivo Pessoal – Padre Alan

A Paróquia São José (diocese de Taubaté), na cidade de Tremembé (SP) já vive uma programação dedicada ao Ano de São José, instituído pelo Papa Francisco em dezembro passado.

Padre Alan Rudz de Carvalho Rebelo /Foto: Arquivo Pessoal 

Padre Alan Rudz de Carvalho Rebelo, pároco da igreja, afirma que o período será importante para que os católicos conheçam melhor o pai adotivo de Jesus e a sua importância no plano salvífico de Deus.

A programação na paróquia inclui missas festivas todo dia 19, com momentos de oração e reflexões sobre São José, além de missas toda quarta-feira com benção dos objetos de devoção (água, velas, chaves e documentos), com textos sobre São José.

No dia 19 de dezembro, foi realizada uma cerimônia de abertura do ano de São José na paróquia e um logotipo deste ano especial foi colocado na porta da igreja. Em março, o sacerdote destaca que, além do tríduo e festa dedicados ao santo, o terço de São José será rezado e transmitido por ele no Instagram.

Padre Alan informou ainda que os leigos da paróquia estão sendo estimulados a participar da irmandade dedicada ao santo. No dia da abertura do Ano, a irmandade ganhou 50 novos membros.

Logotipo do Ano de São José da Paróquia dedicada ao santo em Tremembé /Foto: Divulgação

Além da tradicional festa de São José, realizada no dia 19 de março, padre Alan revela que uma grande festa dedicada ao santo será realizada na paróquia de 21 de abril a 1º de maio, abordando a carta apostólica Patris corde, do Papa Francisco, publicada no dia de instituição do Ano.

Leia mais
.: O que é indulgência plenária? Como alcançá-la no Ano de São José?

A carta apostólica também será alvo de estudo da comunidade durante este ano, assim como o decreto Quemadmodum Deus, com o qual o beato Pio IX declarou São José Padroeiro da Igreja universal. Panfletos com orações a São José já estão sendo distribuídos na paróquia e retiros visando aprofundar a história do santo já estão sendo pensados.

Com a pandemia da covid-19, padre Alan explica que há outras formas, além da presencial, de viver bem o Ano de São José. Para aqueles que precisam permanecer em suas casas, por pertencerem a grupos de risco, o sacerdote indica realizar orações, como o terço de São José, práticas de caridade e atos de piedade.

Oração a São José está sendo distribuída para os fiéis em paróquia em Tremembé / Foto: Arquivo Pessoal – Padre Alan

Iniciativas de fiéis

Em São José do Rio Preto (SP), a professora Thuany Naiara Pinheiro da Silva e o marido, o gerente de negócios, Rafael Augusto da Silva, estão realizando orações por ocasião do Ano de São José desde o dia 19 de dezembro.

Thuany conta que ela e o marido rezam  diariamente com o livro: “3 meses com São José: em oração pela minha família” (Luis Ermínio,CMF) e com a carta apostólica Patris Corde, escrita por ocasião dos 150° aniversário da declaração de São José como Padroeiro Universal Igreja.

Leia mais
.: Ano de São José: fiéis contam histórias que ajudam a propagar devoção

“Rezamos o terço de São José todas as quartas-feiras”, afirmou a professora, que também tem participado de lives nas redes sociais sobre a devoção ao santo. Desde então, eles vêm recebendo o testemunho de devotos que alcançaram graças por intermédio de São José, relatos que estão sendo transcritos e ela pretende publicá-los em livro.

Para o casal, ajudar na propagação da devoção de São José é algo importante. “Ele é o Patrono Universal da Igreja, esposo da Virgem Maria e Pai adotivo de Jesus. (…) São José é um modelo a ser seguido, um exemplo paterno, de homem, servo e trabalhador”.

Rafael e Thuany, devotos de São José que já iniciaram atividades por ocasião do ano celebrativo dedicado ao santo/ Foto: Arquivo Pessoal – rafael e Thuany

Depois de Nossa Senhora, Rafael sublinha que São José é o santo a quem mais se apega nos momentos de alegria e dificuldade. “Nos últimos tempos, me aproximei muito devotamente de São José e isso foi bom, foi providência neste tempo em que estamos vivendo”.

Thuany comenta que o santo a ajuda a dispor de suas vontades para aceitar a vontade de Deus. “É uma presença masculina que me auxilia em meu processo de cura interior, diante de situações doloridas que vivi com a figura masculina. São José é um amigo que me ajuda a compreender o dom de ‘sonhar’, pois por várias vezes Deus me falou por meio de sonhos. Ele também é o modelo da castidade, respeito e de ser trabalhador que me inspira a ser uma filha, esposa, mãe e missionária que busca a se assemelhar a ele, na pureza, na docilidade a Deus e no zelo para com Nossa Senhora e para com Nosso Senhor Jesus”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo