1º de maio

Bispos das Filipinas consagram o país a São José

Celebração de consagração a São José acontecerá em 1º de maio

Da redação, com Fides

Os bispos das Filipinas se preparam para consagrar o país à proteção de São José. A celebração solene acontecerá no dia 1º de maio, dia em memória de São José.

O Administrador Apostólico de Manila, Mons. Broderick Pabillo, afirmou que a Conferência Episcopal das Filipinas foi unânime em decidir a consagração nacional. A Comissão Episcopal para os Leigos vai organizar o evento.

A Comissão, presidida por Mons. Pabillo, está concluindo a organização de um “itinerário de preparação espiritual”. A preparação será enviada a todas as 86 dioceses do país e será vivida por 33 dias, tendo início no dia 30 de março.

Ano de São José

A consagração da nação a São José é uma das iniciativas lançadas por ocasião do Ano de São José. O ano foi proclamado pelo Papa Francisco para a Igreja Universal de 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021. Comemora o 150º aniversário da declaração de São José como Padroeiro da Igreja Universal pelo Papa Pio IX.

Filipinas

A Comissão entrou em contato com o padre americano Donald Calloway, autor do livro “Consagração a São José”. O objetivo foi discutir “como tornar o Ano de São José significativo para a vida” dos fiéis no país.

“Sei que as Filipinas estão passando por um momento difícil, marcado pela pandemia, pobreza, desemprego e dificuldades econômicas. Podemos recorrer a São José para tudo: pela esperança, pela paz, pela conversão que nos aproxima de Jesus e Maria”, observou padre Calloway.

São José, disse ele, ajudará a “aumentar a virtude e a santidade das pessoas, porque é isso que um bom pai faz. Conheceremos o conforto de um bom pai, porque o que São José fez por Jesus e Maria, ele quer fazer para nós também “, observou padre Calloway. “É importante lembrar que temos Nossa Senhora como mãe espiritual e São José como pai espiritual”, disse.

Dia do Trabalhador

A consagração nacional cai no Dia Internacional do Trabalhador, também conhecido como “Dia do Trabalho” na maioria dos países, incluindo as Filipinas. São José é o padroeiro dos pais, dos trabalhadores, das famílias.

Os leigos saudaram a decisão dos Bispos de consagrar o país a São José. Meena Cabrera, devota de São José da diocese de Cubao, afirmou: “Estamos felizes que os Bispos consagrem o país a São José. Rezamos a ele pelas famílias, pela Igreja e pelo mundo”. Para Michael Dancel, um professor católico, “é oportuno aprendermos da vida de São José para o nosso trabalho e para a nossa vida nestes tempos incertos”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo