CONFORTO

Forte calor exige cuidados extras com ar-condicionado

Manutenção e limpeza são essenciais para evitar doenças respiratórias

No verão, o uso do ar-condicionado se torna mais frequente. Apesar do conforto térmico, o aparelho pode ser origem de problemas de saúde se não utilizado da forma correta.

Reportagem de Emerson Tersigni e Ederaldo Paulini

Verão e ar condicionado são aliados há muito tempo. Com a chegada da estação, o aparelho é responsável por aliviar os termômetros elevados. No entanto, é preciso um olhar atento ao eletrodoméstico, seja em casa ou no trabalho. “Uma vez que você esqueceu de limpar este filtro, ‘ah lembrei’. O que que acaba acontecendo? A sujeira acaba transferindo exatamente para todo esse cilindro aqui, que é o mecanismo de ventilação do ar condicionado, da unidade evaporadora. Se vocês observarem, está com um pouco de água e sujeira nele. Isso aqui é exatamente o que a gente tenta combater”, alertou o técnico de climatização, Jacson Masulck. 

Ingrid sabe bem a importância dos serviços preventivos. Os da empresa que trabalha sempre estão com os cuidados em dia. “Hoje a gente do escritório a gente consegue verificar quando ele não tá gelando muito. A gente consegue fazer periodicamente uma manutenção. A gente chama o fornecedor para tá olhando sempre quase que mensalmente pra gente evitar, qualquer problema”, contou a gerente administrativa, Ingrid Borges. 

Mesmo cumprindo o seu papel em meio às altas temperaturas, o ar condicionado, quando não utilizado corretamente pode gerar risco à saúde. E higienizar o aparelho é essencial para evitar transtornos.

“Um ar condicionado sujo, ele libera pro ambiente ácaros, poeira, enfim, vírus, que podem causar também essas doenças. Pode desencadear crise de asma, crise de rinite, bronquite”, apontou a pneumologista, Elizabeth Martins Machado Nunes Dias. 

Uma alternativa para amenizar o calorão é o bom e velho ventilador. Embora econômico e fácil de limpar, os cuidados não são dispensados. “A manutenção do ventilador ideal é de seis em seis meses, porque a manutenção por fora a pessoa consegue fazer a limpeza, tudo, só que por dentro a pessoa não consegue. E por ele puxar o ar, ele puxa a sujeira junto. O custo dele também não é tão barato hoje em dia, tá caro os ventiladores. Porém, um ar condicionado é bem mais alto”,concluiu o técnico de eletrodomésticos, Luiz Alexandre da Silva.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Skip to content