Sobre a nomeação

“Estou com o coração aberto e feliz”, diz novo bispo de Formosa (GO)

Dom Adair José Guimarães fala de sua nomeação para a diocese de Formosa; anúncio de sua transferência aconteceu ontem

Da Redação, com colaboração de Ronaldo Silva

Dom Adair José / Foto: Diocese de Formosa

Coração aberto e feliz para a evangelização na nova diocese para a qual o Papa Francisco o designou. Assim se diz atualmente o novo bispo de Formosa (GO), Dom Adair José Guimarães, transferido ontem da diocese de Rubiataba-Mozarlândia.

Dom Adair conta o significado especial de sua transferência ter sido anunciada justamente em 27 de fevereiro: foi exatamente nesta data, há 11 anos, que ele foi nomeado bispo pelo então Papa Bento XVI, hoje Papa Emérito.

“Estou com o coração aberto, muito feliz, para chegar lá e evangelizar, aprofundar a fé com o povo, a catequese, a Liturgia, a pastoral. A gente vai com humildade, mansidão e paciência para enfrentar os desafios comuns a todas as dioceses”.

O novo bispo diz que pretende, em breve, visitar toda a diocese, com mini visitas pastorais a todas as paróquias, conhecer o povo, os padres, os seminaristas e religiosos. “Assim vamos fazer um bom trabalho. (…) Queremos, de agora em diante, focar num crescimento da Igreja, na expansão da evangelização. (…) Vamos fazer um trabalho bonito, se Deus quiser, e colocar nossa diocese como grande expressão de evangelização no regional centro-oeste”.

Para isso, o bispo conta com as famílias, as crianças e os jovens na evangelização. Também será dada atenção aos idosos e doentes. “Queremos realmente levar o evangelho de Jesus ao coração de todas as pessoas da nossa diocese de Formosa”.

A chegada de Dom Adair à diocese ainda não tem data marcada. Segundo ele, há dois meses para tomar posse, mas diante de eventos próximos como o início da Quaresma, a Assembleia da CNBB e a Semana Santa, ele pediu à Santa Sé um prolongamento e aguarda resposta para marcar a data. De acordo com ele, tudo indica que será no final de maio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo