Nomeado

Bispo de Formosa é afastado e novo Administrador Apostólico é nomeado

Dom José Ronaldo foi afastado da diocese de Formosa. Em seu lugar, assume Dom Paulo Mendes Peixoto

Da redação

Dom Paulo Mendes Peixoto, nomeado Administrador Apostólico da diocese de Formosa / Foto: Arquidiocese de Uberaba

O arcebispo de Uberaba (MG), Dom Paulo Mendes Peixoto, foi nomeado pela Nunciatura Apostólica como Administrador Apostólico da diocese de Formosa (GO). Ele assume o lugar de Dom José Ronaldo, acusado pelo Ministério Público de desvio do dinheiro de dízimos e doações.

“Estamos aqui para dizer ao povo que mesmo diante de uma situação tão complicada, eles não estão desassistidos”, disse o arcebispo.

Dom Paulo não deixará de coordenar a arquidiocese de Uberaba. Para conciliar os trabalhos em Minas Gerais e em Goiás, o novo Administrador Apostólico nomeou um vigário-geral e um ecônomo. Eles responderão pelos trabalhos de Formosa durante sua ausência. “Estamos, como se diz, ‘tampando um buraco’, mas eles terão todos os poderes para realizar aquilo que um bispo tem que realizar numa diocese”, explicou.

Num primeiro momento, o Administrador Apostólico está organizando o aspecto financeiro da diocese. Mas pede para que os fiéis, especialmente na proximidade dos eventos da Semana Santa, não percam as esperanças diante dos problemas que aconteceram.

“Devemos olhar para a Igreja com esperança. Não podemos deixar que estes fatos negativos abafem a esperança. A vida cristã, o compromisso também passa por sofrimentos. Foi o que aconteceu com Jesus Cristo, sabemos que Ele passou pelos maiores sofrimentos possíveis”, afirmou Dom João.

Os ritos da Semana Santa em Formosa serão realizados pelo bispo auxiliar de Brasília (DF), Dom José Aparecido Gonçalves. “Ele estará conosco na reunião com o clero e toda a Semana Santa, já que também tenho compromissos com a arquidiocese de Uberaba”, esclareceu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo