Solidariedade

Chuvas: CNBB e Cáritas organizam visita da UE e UNICEF à Bahia

Serão visitadas por comitiva as cidades afetadas pelas chuvas na Bahia

Da redação, com CNBB

Serão visitadas por comitiva as cidades afetadas pelas chuvas na Bahia./ Foto: Divulgação Governo da Bahia

A partir desta segunda-feira, 3, até o próximo dia 8 de janeiro, uma comitiva com membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Cáritas Brasileira vai acompanhar o especialista para Emergências Rápidas da ECHO/União Europeia para as Américas, Roman Maicher, e a gestora do Programa Brasil da Cáritas Suíça, Valquíria Lima, numa agenda de visitas às cidades afetadas pelas chuvas na Bahia. O grupo vai a Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Ibicarí, Floresta Azul, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e Itamaraju.

Os organismos internacionais estão se mobilizando, junto às dioceses e paróquias, entidades parceiras e ao Poder Público, para se somarem aos esforços de ajuda e colaboração com as famílias atingidas pelas fortes chuvas no Brasil. A Comitiva chega a Ilheús nesta segunda-feira, 3, para visualizar o impacto das chuvas na região.

De acordo com a última atualização da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), já são 37.324 desabrigados, 53.934 desalojados, 24 mortos e 434 feridos. O número total de atingidos chega a 629.398 pessoas.

#SOS Bahia e Minas Gerais

A ação se soma à Campanha #SOS Bahia e Minas Gerais: Solidariedade Que Transborda, realizada desde o dia 11 de dezembro de 2021 pela Cáritas Brasileira e pela CNBB. Os recursos arrecadados serão destinados ao apoio às pessoas afetadas pelas fortes chuvas na Bahia e em Minas Gerais.

Participarão da agenda de reuniões os bispos da diocese de Ilhéus, dom Giovani Crippa; Itabuna, dom Carlos Alberto dos Santos; Teixeira de Freitas, dom Jailton de Oliveira Lino; o representante da Unicef/ONU, Bebeto Galvão, e gestores públicos locais como o vice-prefeito e secretário de desenvolvimento social de Ilhéus, Rubenilton Santos da Silva, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, a secretária de assistência social de Itabuna, Andréa Simas e o secretário de agricultura e meio ambiente de Itabuna, Moacir Smith Lima.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo