Encerramento

Cerimônia marca o fim da 60ª Assembleia Geral da CNBB

Nova presidência da CNBB tomou posse no final da manhã desta sexta-feira, 28

Julia Beck
Enviada a Aparecida

Foto: Daniel Xavier

Na manhã desta sexta-feira, 28, foi realizada a celebração de encerramento da 60a Assembleia Geral (AG) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste ano, a reunião do episcopado brasileiro definiu a nova presidência da conferência, os presidentes de suas 12 Comissões Episcopais Pastorais, o delegado do Brasil junto ao Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho (Celam) e os bispos que participarão da Assembleia Geral do Sínodo.

A cerimônia contou com a presença do Núncio Apostólico Giambattista Diquattro e iniciada pelo arcebispo de Belo Horizonte (BH) e presidente da CNBB do último quadriênio, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. O bispo se dirigiu ao arcebispo de Porto Alegre (RS) e novo presidente eleito da CNBB, Dom Jaime Spengler, ao entregar o estatuto e o regime interno da CNBB (ato simbólico que marca o fim e o início de uma nova presidência).

“Sua vez de conduzir a barca (de Pedro). Conte com nosso apoio, presença, oração e comunhão”, disse. Dom Walmor incentivou Dom Jaime em sua nova missão: “Continue a avançar para águas mais profundas”.

Novo presidente

Foto: Daniel Xavier

Dom Jaime agradeceu à gestão da antiga presidência e aos bispos que o elegeram como novo presidente. O arcebispo de Porto Alegre garantiu que a nova missão é desafiante diante da complexidade cultural e o momento eclesial atual. “Exige oração e diálogo”, pontuou.

A meta, de acordo com o novo presidente da CNBB, é promover um discernimento em vista de uma igreja mais participativa, comunitária e missionária. Ele também agradeceu aos presidentes das comissões por acolherem a decisão do plenário.

Dom Jaime destacou que, com seriedade e foco, o episcopado brasileiro encontrará as respostas adequadas para os desafios vigentes. Ao Núncio Apostólico, o arcebispo frisou: “Conte conosco! ”. Aos bispos, pediu que rezem pela nova presidência. “Depois de Deus, o maior dom é os irmãos. Cuidemos uns dos outros e nos deixemos cuidar pelos outros”.

Cerimônia

Foto: Daniel Xavier

Por fim, os bispos meditaram a Palavra de Deus. Dom Jaime exortou o episcopado a buscar corresponder ao apelo feito por Jesus aos seus discípulos – “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura” (Mc 16, 15).

O arcebispo de Porto Alegre afirmou que é preciso “estar com Jesus” e lembrou o encontro com Deus que determina a vida e a vocação ao sacerdócio. “Essa experiência precisa ser sempre alimentada com mais intensidade, paixão e amor”, sublinhou.

Segundo o novo presidente da CNBB, há uma multidão (Povo de Deus) que aguarda dos bispos uma palavra de fé e esperança. “Nesse tempo complexo isso se faz uma exigência ainda maior”, explicou. “Quando gostamos do que somos e amamos o que fazemos não nos falta graça, não nos falta nada. Coragem! (…) Que a Mãe Aparecida interceda por nós, nossas igrejas particulares nosso povo!”.

Ao final da cerimônia, o episcopado rezou pelo Papa Francisco, por todas as comunidades espalhadas pelo Brasil, por todos que passam e sofrem provações, pelo povo brasileiro, pelo regresso de todos os bispos participantes da AG e pelos membros e colaboradores falecidos da CNBB. Após a oração do Pai Nosso, os bispos da nova presidência conduziram a benção final.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo