Votações

CNBB elege os últimos presidentes para Comissões Episcopais

Foram anunciados os escolhidos para liderar as Comissões para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, para a Juventude, para a Cultura e a Educação e para a Comunicação

Da Redação, com CNBB

CNBB elege os quatro presidentes das Comissões Episcopais que restavam / Foto: Montagem Julia Beck (CN)

Estão eleitos os quatro presidentes das Comissões Episcopais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que restavam. As votações aconteceram na manhã desta quinta-feira, 27, como parte das atividades da 60ª Assembleia Geral da CNBB, e os nomes foram anunciados em dois momentos diferentes.

Primeiramente, a CNBB divulgou a eleição dos presidentes das Comissões para a Juventude e para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso. Os cargos serão ocupados pelo bispo de Imperatriz (MA), Dom Vilsom Basso, e pelo bispo de Ponta de Pedras (PA), Dom Teodoro Mendes Tavares, respectivamente.

Depois, foram anunciados os eleitos para a presidência das Comissões para a Cultura e a Educação e para a Comunicação. O bispo de Petrópolis (RJ), Dom Gregório Paixão, e o bispo de Campo Limpo (SP), Dom Valdir José de Castro, irão assumir as respectivas lideranças.

Pronunciamentos

O primeiro a se pronunciar foi Dom Teodoro, que ressaltou a importância do diálogo inter-religioso. “A Igreja de Cristo é ecumênica, Cristo rezou para que todos nós sejamos um. (…) Num mundo tão dividido e polarizado, achamos que o diálogo é fundamental para aproximar as pessoas e construir pontes de amizade entre todos os povos, de todas as raças, línguas e culturas”, declarou o bispo de Ponta de Pedra.

Leia também
.: Bispos elegem presidentes para Comissões para Laicato e Vida e Família
.: CNBB seguirá com eleições e apresentará carta ao povo brasileiro

Dom Vilsom, que atuou em diversas áreas da Comissão para a Juventude, tendo sido inclusive presidente no quadriênio 2015-2019, falou sobre a presença do jovem na Igreja. “Que possamos, de verdade, realizar esta missão com alegria, com criatividade, com paixão pela juventudes e com as juventudes. A Igreja precisa ter esse rosto jovem, e nós queremos caminhar com as juventudes”, exortou Dom Vilsom.

Por sua vez, Dom Gregório Paixão expressou sua surpresa em ser eleito. “O que desejamos é comunicar aquilo que Jesus fez, respeitando todas as possibilidades mas, ao mesmo tempo, colocando o fermento do Evangelho em todas as coisas que estão sendo produzidas, de modo especial, pela Igreja. E que nós consigamos, num país como nosso, cada vez mais contribuir tanto na área da educação quanto na área da cultura”, destacou o bispo de Petrópolis.

O último a falar foi Dom Valdir José, primeiro bispo paulino e que citou o amor ao carisma da Comunicação para trabalhar. “Estou a serviço para aprender e para compartilhar também as experiências que eu tive até agora. (…) O segredo está em caminhar sinodalmente, na comunicação e com a comunicação”, indicou o religioso que é bispo de Campo Limpo (SP).

Trajetória de Dom Teodoro Mendes

Dom Teodoro nasceu em 7 de janeiro de 1964, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, um pequeno país africano que tem o Português como idioma oficial. Em 1984, aos vinte anos, ingressou na Congregação dos Missionários do Espírito Santo, tendo feito sua profissão religiosa em 1986.

Sua ordenação presbiteral aconteceu em 11 de junho de 1993 e, em novembro de 1994, foi enviado como missionário ao Brasil, para trabalhar na prelazia de Tefé, no Amazonas. O então padre Teodoro trabalhou por 16 anos nessa prelazia e, nesse período, exerceu inúmeras funções.

O Papa Bento XVI o nomeou, no dia 16 de fevereiro de 2011, bispo auxiliar da arquidiocese de Belém do Pará. Foi ordenado bispo no dia 8 de maio de 2011 na Ilha de Santiago, por dom Alberto Taveira Corrêa. Em 10 de junho de 2015, o Papa Francisco o nomeou bispo coadjutor de Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó, no Pará. Em 23 de setembro de 2015, o Papa Francisco, o nomeou bispo diocesano de Ponta de Pedras.

Trajetória de Dom Vilsom Basso

Dom Vilsom Basso nasceu em 16 de fevereiro de 1960. Fez sua profissão religiosa na Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus. Fez seus estudos de Filosofia em Brusque (SC), e de Teologia, em Taubaté (SP). Possui especialização em Planejamento Pastoral pela Universidade de Bogotá (Colômbia).

Dom Vilsom foi ordenado presbítero em 1985. Em março de 2010, foi nomeado bispo de Caxias do Maranhão, por ordem do Papa Bento XVI, recebendo a ordenação episcopal no dia 30 de maio daquele mesmo ano a partir das mãos de Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger. No dia 19 de junho de 2010, foi empossado como o quarto bispo daquela diocese.

Leia também
.: “A juventude é o presente e o futuro de nossa Igreja”, afirma Dom Vilsom
.: Juventude: Dom Vilson Basso comenta expectativa para Sínodo dos Bispos

Ainda enquanto padre foi assessor do então Setor Juventude da CNBB. Como bispo, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, durante a 53ª Assembleia Geral daquela Conferência, para o quadriênio 2015-2019. No dia 19 de abril de 2017, foi nomeado bispo da diocese de Imperatriz, no Maranhão, transferido da diocese de Caxias pelo Papa Francisco.

Trajetória de Dom Gregório Paixão

Dom Gregório nasceu em Aracaju (SE), em 3 de novembro de 1964 e foi batizado com o nome de Leozírio da Paixão Neto. Seus estudos de Filosofia e Teologia foram feitos na Escola da Congregação Beneditina do Brasil entre os anos de 1987 e 1992.

Foi ordenado presbítero em 21 de março de 1993 na cidade de Salvador (BA) onde treze anos mais tarde foi nomeado bispo auxiliar daquela arquidiocese pelo Papa Bento XVI. Sua ordenação episcopal aconteceu em 29 de julho de 2006 e desde o dia 10 de outubro de 2012 é o bispo da diocese de Petrópolis (RJ).

Leia também
.: Construir mundo novo com união, pede Dom Gregório em missa de 7º dia

Dom Gregório realizou seus estudos de pós-graudação na Holanda, sendo o mestrado em Antropologia na Universidade Aberta de Amsterdã, na Holanda, da qual foi professor convidado de 1998 a 2006, e o doutorado em Antropologia Cultura, pela Open Universiteit van Amsterdam. Desde 2013, é o bispo referencial para a Pastoral da Educação e Cultura do regional Leste 1 da CNBB, e recentemente foi eleito vice-presidente do regional Leste 1 da CNBB.

Trajetória de Dom Valdir José

Dom Valdir José de Castro nasceu em 14 de fevereiro de 1961 em Santa Bárbara d’Oeste (SP). Estudou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (RS), de 1981 a 1983, e Teologia no Instituto Teológico de São Paulo (SP), de 1984 a 1987.

Obteve a Licenciatura em Espiritualidade na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma (Itália) e frequentou o curso de Jornalismo na Universidade de Caxias do Sul (RS), de 1996 a 2000. Em seguida, especializou-se em Comunicação na Faculdade Cásper Líbero em São Paulo (SP) e fez doutorado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (SP).

Ele fez sua profissão religiosa em 11 de fevereiro de 1981 na Sociedade de São Paulo e foi ordenado sacerdote em 12 de dezembro de 1987. De 2015 a 2022, Dom Valdir foi superior geral da Sociedade de São Paulo em Roma, tornando-se o sétimo sucessor do fundador Beato Tiago Alberione e o primeiro não italiano a assumir o cargo.

Em setembro de 2022, Dom Valdir foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo de Campo Limpo (SP). Em 29 de setembro do mesmo ano, o Santo Padre o nomeou também como novo membro do Dicastério para a Comunicação.

Sobre as comissões

A Comissão para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso tem por atribuição promover a unidade dos cristãos e o diálogo inter-religioso no âmbito da Igreja Católica no Brasil, conforme orientações do Magistério e em atenção ao cenário religioso do país. Já a Comissão para a Juventude tem como tarefa favorecer mecanismos (estruturas, formação, instrumentos) para o amadurecimento do jovem na sua vocação de discípulo missionário de Jesus Cristo.

A Comissão para a Cultura e a Educação busca promover a ação evangelizadora da Igreja no mundo da cultura e da educação (básica, universitária e ensino religioso), dos bens culturais e seu acompanhamento pastoral. Por fim, a Comissão para a Comunicação tem como objetivo animar e articular projetos estratégicos nos Regionais da CNBB, pelo uso de recursos tecnológicos adequados, integrando e fortalecendo as iniciativas de comunicação da Igreja e o diálogo produtivo com toda mídia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo