ELEIÇÕES NA CNBB

Bispos elegem presidentes para Comissões para Laicato e Vida e Família

Bispo de Araguaína (TO), Dom Giovane Pereira de Melo, e bispo de Campo Mourão (PR), Dom Bruno Elizeu Versari, foram escolhidos para as cadeiras na CNBB

Da Redação, com CNBB

Dom Giovane Pereira (à esq.) e Dom bruno Elizeu (à dir.) foram eleitos presidentes de Comissões Episcopais da CNBB / Foto: Reprodução Youtube – CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu os presidentes das Comissões Episcopais para o Laicato e para a Vida e a Família. Nesta quarta-feira, 26, foram eleitos para essas cadeiras, respectivamente, o bispo de Araguaína (TO), Dom Giovane Pereira de Melo, e o bispo de Campo Mourão (PR), Dom Bruno Elizeu Versari.

Acesse
.: Notícias sobre a 60ª Assembleia Geral da CNBB

Dom Giovane estava na presidência da Comissão para o Laicato desde 2019, mas antes disso já integrava a equipe como membro, há 12 anos. “Tenho agora a confiança e a responsabilidade dos irmãos bispos de continuar acompanhando, animando, sendo presença de comunhão, de animação, junto aos cristãos leigos e leigas nas suas diversas expressões”, expressou o bispo de Araguaína.

Em seu pronunciamento, Dom Bruno Elizeu destacou o papel da família. “Quando a família vai bem, tudo vai bem. Eu tenho noção do desafio que é esta Comissão, e encaro com espírito de serviço à Igreja junto às famílias do Brasil. Com tantos desafios que temos, vamos construindo caminhos”, declarou. O bispo de Campo Mourão ainda falou sobre o 3º Ano Vocacional do Brasil e a estreita relação entre as famílias e as vocações.

Nesta quinta-feira, 27, as votações continuam na 60ª Assembleia Geral da CNBB. Estão previstas para hoje as eleições dos presidentes das Comissões Episcopais restantes e dos dois representantes do Brasil no Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho (CELAM) no quadriênio 2023-2027.

Trajetória de Dom Giovane Pereira de Melo

Natural de Salinas (MG), Dom Giovane Pereira de Melo nasceu em 16 de janeiro de 1959. Estudou Filosofia na Faculdade Católica de Mato Grosso e Teologia no Instituto Teológico, em Campo Grande (MS). Dom Giovane é especialista em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Mato Grosso e mestre em Teologia Pastoral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo (SP).

Ordenado presbítero em 24 de março de 1990, na diocese de Rondonópolis (MT), foi vigário, coordenador diocesano de Pastoral e representante dos Presbíteros do regional Oeste 2 da CNBB junto à Comissão Nacional de Presbíteros (1993-1997). No dia 4 de março de 2009, foi nomeado bispo da diocese de Tocantinópolis (TO) pelo Papa Bento XVI. Foi ordenado para o episcopado no dia 8 de maio daquele ano, com o lema: “Cuidarei do rebanho de Deus a mim confiado” (cf. Ez 34,11).

Em 7 de maio de 2019, durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, Dom Giovane foi eleito presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB. Em 2023, Dom Giovane foi nomeado e tomou posse como primeiro bispo da diocese de Araguaína (TO), criada em 31 de janeiro de 2023 e instalada, canonicamente, no último 15 de abril, durante a missa solene na catedral provisória de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Araguaína.

Leia também
.: Bispo da mais nova diocese do Brasil: otimista com a nova missão

Trajetória de Dom Bruno Elizeu Versari

Dom Bruno Elizeu Versari nasceu no dia 30 de maio de 1959, na cidade de Cândido Mota (SP). Ainda na sua infância, a família migrou para o Paraná. Estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba (PR), e Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina (PR), entre os anos 1984 e 1987. Foi ordenado presbítero em 3 de janeiro de 1988, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Floresta (PR).

No dia 19 de abril de 2017, foi nomeado bispo coadjutor da diocese de Campo Mourão. Recebeu a ordenação em 25 de junho do mesmo ano, tomando posse em 9 de julho de 2017. Meses depois, em 6 de dezembro de 2017, com a aceitação da renúncia de Dom Francisco Javier ao governo pastoral de Campo Mourão, Dom Bruno assumiu oficialmente a função de bispo diocesano.

Em 2019, foi escolhido pelo Conselho Permanente da CNBB membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família. No período, colaborou na produção e revisão dos materiais produzidos pela Comissão, foi responsável pelo acompanhamento administrativo da Secretaria Nacional da Pastoral Familiar (Secren/CNPF) e aplicou na diocese o Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio.

Sobre as comissões

A Comissão Episcopal para o Laicato tem como atribuição promover a identidade, vocação, espiritualidade e missão, bem como a formação, organização e atuação do laicato na Igreja e no mundo, a fim de que os cristãos leigos contribuam, com seus talentos e carismas, para o crescimento das comunidades eclesiais, nos diversos serviços e ministérios, na construção de uma sociedade justa e solidária

Já a Comissão Episcopal para a Vida e a Família tem como tarefa promover e defender a vida em todas as suas etapas e dimensões e os valores da pessoa, do matrimônio e da família. Ela também é a responsável pela organização e estrutura da Pastoral Familiar no Brasil. Sua missão é a evangelização e a promoção integral da pessoa e da família.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo