Interessados poderão se inscrever até o dia 23 de abril; a Campanha da Fraternidade de 2016 será ecumênica
Da redação, com Rádio Vaticano
O Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (Conic) recebe, até o dia 23 de abril, inscrições para o concurso do Hino e do Cartaz da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2016.
Com uma reflexão sobre o saneamento básico, a quarta edição realizada em parceria com outras igrejas propõe o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e o lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”. (Am 5,24).
As músicas e os cartazes, de acordo com os editais específicos, devem ser encaminhados para o e-mail conic@conic.org.br, com cópia para comunicacao@conic.org.br.
A CFE 2016 tem como objetivo geral chamar à atenção para a questão do saneamento básico, a fim de garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos. De acordo com os organizadores, apesar da importância, a cobertura no Brasil “caminha a passos lentos”.
Música e cartaz
Na escolha do Hino da CF 2016, serão considerados os aspectos litúrgicos e celebrativos que envolvem a iniciativa, em especial as perspectivas de denúncia e anúncio. O tempo quaresmal, período de vivência da campanha, também deve ser observado pelos autores. Os organizadores pretendem, ainda, que a música traduza e inspire a diversidade musical brasileira.
O cartaz deverá refletir sobre o tema da Campanha e pode conter desenhos, fotografias e artes como pintura, colagem e montagem. Os aspectos técnicos para envio do áudio e da imagem estão descritos nos respectivos regulamentos do concurso.
Ecumenismo
Desde 2000, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) delega ao Conic a organização das Campanhas da Fraternidade Ecumênicas. Naquele ano, foi abordado o tema “Dignidade humana e paz” e o lema escolhido foi “Novo milênio sem exclusões”.
A segunda edição, em 2005, falou sobre “Solidariedade e paz”, com o lema “Felizes os que promovem a paz”. Em 2010, a terceira CFE tratou da temática “Economia e Vida”, com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.
Nesta edição da CFE, haverá o apoio da entidade episcopal da Igreja Católica na Alemanha, que trabalha na cooperação para o desenvolvimento de países da Ásia, da África e na América Latina, a Misereor.